Educação do Acre avalia ações com coordenadores de Núcleos

Acre avalia ações educacionais

11.12.2017

Texto: Stalin Melo

O secretário adjunto de Educação e Esporte (SEE), José Alberto Nunes, se reuniu na última sexta-feira, 8, com os coordenadores de núcleos de todos os 22 municípios acreanos para fazer uma avaliação das ações realizadas este ano e planejar as estratégias para o ano letivo de 2018.

Ele destacou os investimentos realizados, sobretudo na infraestrutura, que contribuem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no Programa de Climatização das Escolas, criado este ano pelo governador Tião Viana e cuja meta é instalar aparelhos de ar condicionados em 207 escolas, em investimentos que somam R$ 16 milhões.

Tanto a Climatização quanto outras ações do governo realizadas por meio da SEE terão continuidade também em 2018, como a realização do Festival Estudantil da Canção (FEC) e as escolas de tempo integral, que serão ampliadas também para municípios do interior como Cruzeiro do Sul e Brasileia.

Outro ponto destacado pelo secretário adjunto na reunião com os coordenadores foi a valorização dos servidores, com uma ênfase ao pagamento da terceira parcela do reajuste salarial negociado este ano pelo governo, que será concedido em fevereiro.

São investimentos que impactam no piso salarial dos profissionais, maior inclusive do que o piso pago ao magistério sugerido pelo governo federal. “O reajuste concedido, além de repor as perdas salariais também representam um ganho real para os trabalhadores”, enfatizou.

O encontro também serviu para alinhar diversos programas da SEE no interior, como o Quero Ler, o Viver Ciência, o Ciência Itinerante, as escolas integrais, as escolas militares, e muitas outras, inclusive as melhorias no sistema de internet, que permitem avanços importantes na Educação.