Educação divulga resultado preliminar de chamada pública para ampliação de carga horária de professores efetivos

Alagoas

01.06.2022

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Alagoas divulgou o resultado preliminar da chamada pública para ampliação de carga horária para professores efetivos de 20 e 25h da rede estadual de ensino. A lista dos pré-classificados pode ser conferida no site www.sigepro.educacao.al.gov.br.

Os servidores que não aparecem na lista deverão procurar sua Gerência Regional de Educação (Gere) e interpor recursos ao resultado nas próximas quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de junho. O formulário de recursos está disponível para download no site do Sigepro. Após a análise dos recursos, o resultado final da chamada deve ser publicado até 15 de junho.

Chamada

A chamada pública para ampliação de carga horária é direcionada para professores efetivos da rede estadual de ensino com carga horária de 20 ou 25h e que desejem aumentar sua jornada de trabalho para 30h semanais. De acordo com a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, a medida, além de atender uma demanda antiga dos professores da rede estadual, ajuda o Estado a suprir outras necessidades. “O aumento de carga horária vai ajudar os servidores e a rede estadual a suprir as necessidades como o aumento de carga horária para adequação ao Novo Ensino Médio; da cobertura da carga horária das atividades de contraturno nas escolas de ensino integral e da implantação do Plano de Recomposição de Aprendizagem – que visa combater defasagens de aprendizado por meio de oficinas de leitura, produção textual e resolução de problemas”, explica a secretária.

Critérios

Para se inscrever na chamada pública, o servidor deveria se enquadrar nos seguintes critérios: ser professor efetivo de 20h ou 25h; não ter se se afastado, licenciado ou readaptado duas vezes nos últimos dois anos; não estar cedido, permutado, em situação de acúmulo ilegal de cargos/funções e não responder a procedimento administrativo disciplinar.

Os professores também precisarão comprovar compatibilidade de carga horária caso tenham dois vínculos empregatícios (exemplo, Estado e Município, Estado ou Rede Privada). Além disso, deverão possuir disponibilidade de deslocamento para lotação em outra unidade da mesma Gere e para ministrar aulas oriundas de demandas propostas nas matrizes curriculares do Novo Ensino Médio e do Programa Alagoano de Ensino Integral - pALei.