Tocantins
08.05.2024A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Nova Escola e a Associação Bem Comum (ABC) divulgaram nesta quarta-feira, 8, o resultado final do processo seletivo de professores-autores do novo material didático para 1° e 2° anos de Língua Portuguesa do Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada.
A iniciativa estadual visa garantir a alfabetização de crianças até os sete anos, apoiada pela Parceria Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).
Os professores que irão compor o Time de Autores deverão desenvolver, de junho a agosto de 2024, um material didático que contribua com a rotina pedagógica de outros professores no processo de alfabetização, assegurando a qualidade do ensino e aprendizado. O material elaborado estará disponível nas escolas no ano letivo de 2025.
As inscrições para o processo seletivo aconteceram durante o período de 11 de março a 7 de abril de 2024. Ao todo, foram 268 inscritos, dos quais 13 foram selecionados. Para participar, era necessário ter experiência comprovada de, ao menos, três anos em alfabetização, ter vínculo empregatício com as redes municipais de ensino ou estadual e já ter participado de formações sobre o Documento Curricular Referencial do Tocantins ou da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Confira a lista dos professores-autores selecionados e suas respectivas Superintendências Regionais de Educação:
- Adriana de Lourdes Sampaio de Oliveira - Paraíso do Tocantins
- Ângela Cristina Cardoso Barros Carlotto - Gurupi
- Aurisneide Marques Chaves - Araguatins
- Eliane Fátima Soares de Jesus - Arraias
- Fabiana Fonseca Morais Dias dos Santos - Paraíso do Tocantins
- Fabiane Carneiro Saraiva Chaves - Tocantinópolis
- Josélia Sampaio de Sousa - Araguaína
- Maria Araújo de Sousa - Palmas
- Meires Nete Ferreira Lima Madalena - Araguatins
- Paula Cristina de Carvalho Gonçalves - Palmas
- Renata Pereira de Sousa Oliveira - Araguatins
- Sirleide Lopes Martins Dantas - Araguatins
- Suely Batista dos Santos Queiroz - Araguaína
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins