Educação divulga lista de professores aprovados para intercâmbio do programa Ganhando o Mundo

Paraná

14.04.2023

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) divulgou nesta sexta-feira (14) a lista de professores e pedagogos da rede estadual selecionados para o intercâmbio do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado. Os 96 aprovados são de diversas regiões do estado e embarcarão em setembro para a Finlândia ou Canadá, onde terão uma experiência de até quatro semanas de formação continuada em uma instituição de ensino superior.

Durante esse período, os educadores terão cursos de temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo por habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizagem, educação inclusiva, além de momentos de vivência nas escolas de educação básica do país. Eles também produzirão projetos educacionais ou propostas de curso de curta duração, que serão colocados em prática após o retorno ao Brasil.

“Estou explodindo de alegria por esta oportunidade única de aprofundar os meus conhecimentos, conhecer novas práticas pedagógicas, ampliar minha visão sobre educação e principalmente poder trazer para os meus alunos, para a minha sala de aula, as experiências que eu vou adquirir”, diz Dijalmary Matos Prates Chas, uma das docentes selecionadas para o Canadá.

Professora de Matemática no Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, Dijalmary celebrou a conquista com seus estudantes na manhã desta sexta-feira. “Fiquei muito emocionada com a comemoração deles. Eles torcem por mim”, comenta.

Além de trazer ao Paraná o que aprender no exterior, ela também pretende compartilhar com os canadenses seu conhecimento e sua experiência construídos na rede pública estadual. “É uma troca. Nós também temos muita coisa para passar das nossas práticas e metodologias”, assegura.

Puderam se inscrever para o processo seletivo professores e pedagogos QPM (do Quadro Próprio do Magistério) atuando na rede pública estadual. Também era preciso ter participado do Formadores em Ação — programa de formação continuada da Seed-PR que consiste em grupos de estudos liderados por professores da rede estadual (professores formadores) e destinados a docentes da mesma disciplina ou área do conhecimento (professores cursistas).

Das 96 vagas ofertadas, 63 foram para professor ou pedagogo formador e 33 para professor ou pedagogo cursista. Além disso, 24 vagas são destinadas para a Häme University of Applied Sciences, na Finlândia, e 72 vagas para instituições canadenses que integram a associação Colleges and Institutes Canada.

SELEÇÃO — Foram selecionados os candidatos melhor classificados em relação à nota, formada a partir de dois fatores: experiência no Formadores em Ação (foram atribuídos pontos a cada jornada concluída) e prova didática. Esta consistiu na entrega de um plano de ação e de um vídeo, ambos abordando uma situação-problema do ambiente escolar e uma proposta de solução.

Também foi preciso fazer um teste de proficiência em inglês, para determinar o possível país de destino do participante. O candidato que teve nota igual ou superior a B2, conforme o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), foi classificado para as vagas na Finlândia (onde o curso será ministrado em língua inglesa). O que teve nota inferior a B2 foi classificado para as vagas no Canadá (onde a formação será em português). Os professores selecionados para o Canadá terão um curso preparatório de inglês ofertado pela Seed, para que possam se comunicar no país.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL — O objetivo desta edição do Ganhando o Mundo é possibilitar que, a partir da imersão no sistema educacional de outro país, professores e pedagogos da rede estadual possam compartilhar metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, além de ampliar sua capacidade de contextualização social, histórica e cultural.

Durante o intercâmbio, os profissionais terão vivência em sistemas educacionais que são referência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e desenvolverão projetos que, ao serem aplicados nas escolas da rede pública estadual, contribuirão para o processo de ensino-aprendizagem.

Após concluir o período de formação no exterior, os professores e pedagogos terão mais quatro semanas de mentoria on-line com profissionais das instituições de ensino onde fizeram o intercâmbio. Essa etapa os auxiliará a implementar no Brasil os projetos que foram desenvolvidos durante o intercâmbio.

INVESTIMENTO — O investimento total nesta edição do Ganhando o Mundo é de R$ 3 milhões. A Seed arcará com os custos de passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional; deslocamento do aeroporto à instituição de ensino e da instituição de ensino ao aeroporto; alojamento; alimentação; taxas escolares e passagem de Curitiba até a embaixada emissora do visto, bem como hospedagem e alimentação no período para obtenção do visto.

INSCRIÇÕES PARA ALUNOS — O programa Ganhando o Mundo tem inscrições abertas até 31 de maio para estudantes da rede estadual matriculados na primeira série do ensino médio neste ano letivo. Essa edição levará mil alunos, em 2024, para cinco países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.