Educação discute ações de inclusão sociopolítica dos povos indígenas no Tocantins

Tocantins

03.06.2019

Em reunião nesta segunda-feira, 3, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) formalizou o desenvolvimento de ações de incentivo à cidadania do Projeto de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Indígenas. O projeto é de iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em parceria com diversas instituições e a Seduc, por meio da gerência de Educação Indígena.

Foi feita a apresentação das ações realizadas e os reflexos delas, em 2018, além do planejamento para o ano de 2019, conforme explica o coordenador do projeto, Dr. Welington Magalhães. “Com as atividades desenvolvidas em 2018, tivemos atuação em praticamente todas as comunidades indígenas do Tocantins e, agora, estamos retomando as ações do Projeto para impactar mais pessoas com as ações de efetivação dos direitos de cidadania dos povos indígenas”, disse.

Secretário executivo da Seduc, Robson Vila Nova Lopes destacou as ações que serão realizadas para garantia de diálogo e formação para cidadania. “Essa reunião sinaliza que o projeto está dando certo e nós queremos fortalecer seu desenvolvimento. A ideia é contribuir para a sensibilização das escolas e comunidades indígenas do Tocantins e incentivar a inclusão de ações como essa no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares”, frisou.

Já o gerente de Educação Indígena da Seduc, Waxiy Maluá Karajá, falou sobre a importância desta parceria para o aprendizado das crianças indígenas do Tocantins. “Este projeto é voltado para todas as comunidades indígenas e é relevante, principalmente, para as crianças. É importante pensar no futuro, incentivar a escolha dos representantes e estudar sobre a política nas escolas”, finalizou.

Por meio do projeto, serão realizadas diversas ações durante o ano para fomentar a inserção sociopolítica dos povos indígenas, com o cronograma em planejamento.

Projeto

O projeto de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Indígenas do Estado do Tocantins é uma iniciativa que surgiu no Tribunal regional Eleitoral do Tocantins (TRE -TO) e que tem o objetivo de desenvolver políticas públicas de inclusão dos povos indígenas no processo eleitoral.

Ele é divido em três eixos: de segurança das eleições em comunidades indígenas; do diálogo intercultural; e da representação política que busca sensibilizar e fortalecer as instâncias de representação em processos democráticos. O projeto conta com a parceria da Seduc, mais especificamente por meio da Diretoria de Educação Indígena, da Escola Superior da Magistratura do Tocantins, Escola Judiciária Eleitoral do TRE-TO e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).