Educação de talento: estande de Secretaria de Estado de Educação estreia na Bienal do Livro

Rio de Janeiro

31.08.2023

Foto: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ

“Educação de talento”, estande da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, estreia em grande estilo, nesta sexta-feira (01/09), na Bienal do Livro, no Riocentro, na Barra da Tijuca. Além de apresentação de robótica, haverá no espaço colorido montado no Pavilhão 4, no Setor Verde, bate-papo com professores-escritores, exposições, quiz intercultural, entre outras atrações.

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, estará na cerimônia de abertura da maior feira literária do país. E, nesta sua 21ª edição, a Bienal comemora 40 anos, reunindo escritores, leitores, estudantes e professores. No estande da Secretaria de Educação, que receberá 20 mil alunos e cinco mil profissionais da educação, será celebrada a reunião de ideias, obras e talentos. E mais: promovidas integração, cultura e diversão. Será uma oportunidade para mostrar novos caminhos e possibilidades para os jovens estudantes da rede estadual de ensino.

– Não tenho dúvidas de que serão dez dias de muita alegria e aprendizado. Queremos que nossos alunos levem na bagagem, após a Bienal, sonhos, expectativas, muito conhecimento e oportunidades. Não adianta sentir o aroma de um bom livro e não poder degustá-lo. Por isso, estamos fornecendo 20 mil vouchers para que os nossos estudantes possam comprar livros. E, no estande “Educação de talento”, que erguemos no Riocentro, teremos apresentações, bate-papo com professores-escritores, varal de livros, jogos, brindes e muita diversão – lembra Roberta Barreto.

Além de um palco principal, o estande contará com espaços para troca de conhecimentos nas áreas de arte, esportes, matemática, tecnologia e linguagem.  Também foi criado o “Cantinho do Autor” e o quadro “Deixe sua Arte”, para os alunos registrarem toda a sua criatividade.  Em um painel tangram, haverá a brincadeira de montar imagens, e, nas paredes “instagramáveis”, os alunos poderão registrar a visita com fotos e selfies. E os visitantes ainda vão poder se distrair com os óculos 3D utilizados nas “salas makers” das escolas da rede.

Serão promovidas competições, que vão formar o “Circuito de talentos” com “quiz”, “Bola ao Cesto” e “Jogo da Memória”. E os professores poderão dar “dicas” e uma força para os participantes. Também foi criada uma programação que reúne apresentações, atividades e debates sobre tecnologia, metodologias educacionais, meio ambiente, saúde, esporte, questões étnico-raciais e literatura infanto-juvenil. Estudantes vão apresentar seus projetos, professores-autores participarão de rodas de conversa, e educadores falarão sobre vários temas.   Haverá, também, contação de histórias, oficinas e entrevistas.

Daniel Tavares Neves, de 16 anos e aluno da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba, vai participar do estande da Seeduc-RJ com um projeto de robótica da escola. Trata-se de um fliperama, com vários jogos, criado a partir de uma porta de armário velha que o aluno levou para a escola.  É a segunda visita dele à Bienal, mas a primeira com direito a uma apresentação de um projeto seu.

– Eu vou falar sobre a criação dos games, a partir da década de 1940, e mostrar como funcionam os jogos criados por nós. Quero que todos se divirtam com o fliperama. Se isso ocorrer, já fico feliz – adianta o jovem, que planeja comprar na Bienal algum exemplar da premiada coleção Harry Potter.