Educação de São Paulo avalia fluência leitora na rede e em 500 municípios

São Paulo

21.06.2023

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está empenhada em melhorar a alfabetização das crianças no Estado e para isso é essencial haja um diagnóstico da real situação tanto da rede estadual quanto municipal. Para isso, a Seduc-SP aplica a Avaliação de Fluência Leitora 2023, destinada aos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, das redes municipais e estadual. Mais de 500 municípios se inscreveram para participar do teste.

A avaliação será realizada de forma presencial, entre 20 de junho a 7 de julho, com o objetivo de analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. Essa atividade prática permitirá avaliar a capacidade dos estudantes de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

Para realizar essa avaliação, os professores utilizarão o aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação) para gravar a leitura dos alunos por meio de celulares. Além disso, o aplicativo disponibilizará os cadernos de provas para impressão. Posteriormente, os áudios serão avaliados para fornecer um diagnóstico preciso do perfil de leitura dos estudantes. Esse processo poderá ser conduzido por qualquer professor do ensino fundamental ou outros profissionais pedagógicos disponíveis na escola.

A avaliação de fluência em leitura é apenas uma das várias ações realizadas por meio da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, que busca fortalecer a colaboração entre o Estado, os municípios, as equipes educacionais e as comunidades escolares. O objetivo comum é garantir a alfabetização na idade apropriada de todas as crianças paulistas.