gestão eficiente
07.05.2021Com o compromisso de fortalecer uma gestão interna mais eficiente, a Secretaria de Estado da Educação (SED) criou um novo sistema para acompanhar e controlar processos de licitação. O software é totalmente digital, está integrado ao Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPe) do Governo de Santa Catarina e foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia da Informação da SED.
A principal novidade implementada com o sistema é um painel rolante para controle dos processos de licitação que estão em tramitação. A partir de agora, por meio de duas telas digitais que permanecem ligadas na sala, a equipe responsável pela área consegue acompanhar e atualizar em tempo real o andamento de cada solicitação de compra e prestação de serviços da SED.
Os dados são detalhados e apresentados em quatro gráficos, que permitem que os processos sejam examinados de forma mais ampla e contribuem com a organização de relatórios das atividades da Consultoria de Licitações. Anteriormente, a gestão destes processos era analógica e registrada em quadros físicos, colocados lado a lado na sala, e planilhas preenchidas individualmente e sem integração com os sistemas digitais.
O gerente de Materiais e Serviços da SED, Vladimir Isaac Lopes, explica como a automatização do sistema de controle das licitações otimiza o trabalho dos funcionários da pasta. “Nós saímos do caderninho e dos quadros, que são fáceis de perder e difíceis de atualizar, para um sistema em tempo real. Antes, se eu precisasse apresentar um relatório de todos os processos, precisava parar a equipe para analisar e digitar. Hoje nossos processos estão em dia. Foi um divisor de águas.”
O novo sistema também apresenta uma lista que facilita o controle do trâmite das licitações, permite a análise imediata de cada processo e agiliza o andamento das demandas de execução mais complexas. Além disso, as solicitações e as obras da secretaria podem ser acompanhadas por categoria e localidade, com dois mapas interativos.
Em outubro de 2020, a SED já havia apresentado um sistema semelhante para a Gestão de Infraestrutura da Educação, que amplia o controle e centraliza as informações sobre obras e investimentos na área em toda Santa Catarina. A ferramenta também foi desenvolvida internamente pela Gerência de Tecnologia da Informação da secretaria, com integração ao SGPe e Sistema Integrado de Controle de Obras Públicas (SICOP).