Educação de Jovens e Adultos: Paraíba promove Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado para mais de 500 alfabetizadores

Paraíba

18.08.2025

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) realizou nesta segunda-feira (18), no Centro de Formação dos Professores, na capital, a cerimônia de abertura da Formação Inicial do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) da Educação de Jovens  e Adultos (EJA). O evento contou com a participação de mais de 500 profissionais da educação das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) que passarão pela formação até a sexta-feira (22), e que será realizada na Faculdade Três Marias.

O Programa Brasil Alfabetizado é de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa a alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos. O programa busca universalizar a alfabetização e estimular a elevação da escolaridade, contribuindo para o exercício da cidadania.

"A formação é essencial para que os alfabetizadores tenham uma orientação única. É claro que cada turma, cada orientador tem uma forma de trabalhar, tem um método, mas teremos uma orientação metodológica única nessa formação. Sobretudo, já é bastante especial, porque temos tem um desencontro entre idade e série, o tempo oportuno de cada afalbetizando", ressaltou o secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim.

Em participação remota, o secretário de Estado da Educação Wilson Filho destacou o momento histórico e fundamental para a Educação da Paraíba e para o compromisso coletivo assumido com a superação do analfabetismo no estado. "Aqui na Paraíba o programa se consolida como uma política pública essencial e está presente em 219 municípios e abragem em média 7.600 alfabetizandos. Esse número representa sonhos que ganham um novo significado a partir da educação. Por isso a importância dessa formação para fortalecer a prática docente, aprofudamento metodológico, social e cultural da realidade dos nosso educandos", reforçou. 

A Formação inicial tem como objetivo principal proporcionar aos alfabetizadores o conhecimento necessário sobre os processos de alfabetização e letramento, além de oferecer estratégias e metodologias adequadas para o ensino de jovens e adultos contribuindo para a qualidade do trabalho dos alfabetizadores.

"São 500 alfabetizadores que estão levando educação à luz do conhecimento aos alfabetizandos  de diversas cidades do nosso estado principalmente da zona rutal. É rico ver o comprometimento garantindo espaço para aqueles que tanto precisam da educação e agora chegou a hora deles", disse a gerente executiva de Educação de Jovens e Adultos e Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, Edilma Freire. 

A professora Raquel Araújo, destacou que o EJA da oportunidade para pessoas que não tiveram o mesmos direitos de serem alfabetizadas na idade certa. 

"Vivemos num mundo cada vez mais letrado, onde exige cada vez mais um conhecimento da leitura.  Donas de casa e agricultores também tem sua importância de aprender a ler e escrever, nós vemos a alegria resplandecer no rosto daquelas pessoas que não sabem o seu nome e quando elas aprendem ali conosco, é uma grande conquista,” disse.

A formação tem a realização da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, Programa Brasil Afabetizado, Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocatins (FAPTO) e Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE).