Educação de Jovens e Adultos: mais de 75 mil vagas abertas para novos alunos no segundo semestre

Rio de Janeiro

19.07.2024

Começou na segunda-feira (15/07) a pré-matrícula para novos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede estadual de ensino, para o segundo semestre de 2024. Ao todo, são 75.066 vagas ofertadas. A inscrição deve ser feita, de forma on-line, no site www.matriculafacil.rj.gov.br. Mas, caso o responsável ou o aluno não tenha acesso à internet, pode ir a uma unidade escolar para fazer o cadastro.

 Vale lembrar que, para se matricular na EJA presencial, o candidato deve possuir ao menos 15 anos de idade para o Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e 18 para o Ensino Médio. No ato de inscrição, basta o estudante ou responsável escolher a unidade escolar que deseja, e a alocação será feita por ordem de conclusão da inscrição, de acordo com a disponibilidade de vagas.

 Após a conclusão da pré-matrícula, o candidato terá sua vaga reservada e receberá a convocação no e-mail informado. Ele, então, deverá comparecer à unidade em até dois dias úteis para confirmar a matrícula, ou perderá a reserva da vaga.

Na segunda etapa na escola, será necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento, identidade e CPF (se possuir). Todos os documentos devem ser originais. Além disso, o candidato também deverá levar o histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual está habilitado.

Caso o aluno seja menor, o responsável precisará apresentar originais e cópias da identidade e CPF. O comprovante de residência com o mesmo endereço informado na pré-matrícula será exigido em todos os casos.

O candidato ou responsável que não tenha algum dos documentos acima deverá preencher o Termo de Responsabilidade fornecido pelo colégio. As unidades escolares funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 20h, com exceções, podendo abrir apenas em algum dos três períodos do dia, a depender da região.

MAIS OPORTUNIDADES NO FUTURO

A Educação de Jovens e Adultos é de suma importância para a promoção da igualdade de oportunidades e para a redução das desigualdades sociais. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para concluir sua formação escolar na idade regular, seja por questões sociais, econômicas ou pessoais. Com a certificação da Educação Básica, o aluno pode ingressar em um curso técnico ou superior e também conquistar melhores oportunidades de trabalho.

Joseane Maria Rodrigues, 49 anos, e Francisco Alves Rodrigues, 54, são alunos da EJA do Colégio Estadual Raymundo Corrêa, em Campo Grande. Eles se formam este ano. Casados, com quatro filhos e dois netos, resolveram terminar o Ensino Médio para cursar uma universidade e conseguirem melhorias no trabalho.

 – Durante muitos anos eu tive dificuldades por falta do Ensino Médio. Se você não tem o estudo, não consegue muitos empregos - diz Franscisco.

 – A gente foi deixando tempo passar, vieram os filhos, mas resolvi voltar a estudar e também incentivei o marido a cursar comigo. A gente sempre deu força um para o outro – completa Joseane.