Educação de Jovens e Adultos é tema de Conferência em Brasília

CONFINTEA BRASIL + 6

26.04.2016

O desafio de incluir cada vez mais jovens e adultos na escola será o principal assunto da Conferência Internacional de Educação de Adultos – Confintea Brasil +6, que teve início nesta segunda-feira, 25, e segue até a próxima quarta, 27, em Brasília. O Consed está representado pelo secretário de educação de Roraima, Marcelo Campbell. 

O secretário de educação de Roraima, Marcelo Campbell, que representou o Consed na abertura do evento, afirmou um aspecto fundamental da Conferência, "é essencial que ela possibilite o fortalecimento da educação continuada". Para o secretário de Educação de Roraima a temática é atual e aponta uma tendência de futuro nas políticas públicas. "É evidente que a educação ao longo da vida tem um vínculo direto com o Plano Nacional de Educação, na medida em que o aumento da escolarização e a eliminação do analfabetismo são pontos fundamentais do PNE”, disse.

Ao longo da programação do evento, o Ministério da Educação fará um balanço das ações tomadas pelo Brasil desde a última conferência, realizada em Belém do Pará, em 2009. Na cerimônia de abertura foram anunciadas iniciativas pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante, “nós queremos trabalhar a ideia Pronatec- EJA e não mais separar essas duas dimensões. A formação técnica-profissional, a qualificação profissional, motiva esses trabalhadores a voltarem à escola, a voltarem a estudar. E eles podem concluir os anos iniciais, os anos finais, o ensino médio junto com uma formação”, afirmou Mercadante. Segundo o ministro, os institutos federais estão trabalhando nessa direção junto com o Sistema S para criar novas matrículas de Pronatec-EJA.

Também durante a mesa de abertura do fórum, representantes de organismos internacionais, como o gerente do Instituto da UNESCO para a Aprendizagem ao Longo da Vida, Werner Mauch, e a secretária Geral do Conselho Internacional de Educação de Adultos (ICAE), Katarina Popovic, elogiaram o comprometimento do governo brasileiro com a inclusão de jovens e adultos na escola. Para Popovic, “a educação dos adultos nunca foi tão necessária e tão pouco valorizada no mundo”, ao passo que o Brasil tem “levado muito a sério” a responsabilidade sobre a educação voltada para a esse público. 

Profissionalização – Um dos conferencistas da Confintea Brasil +6, o secretário da Secadi/MEC, Paulo Gabriel Nacif, deverá dar destaque à relação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o mundo do trabalho. Prevista na meta 10 do PNE, a integração da EJA à educação profissional é uma das estratégias para tornar a escola mais atraente aos públicos jovem e adulto.

Segundo Paulo Gabriel, a perspectiva é de que 25% das vagas oferecidas na EJA tenham vínculo direto com a educação profissional. “Esse é nosso foco e o grande estímulo para que as pessoas voltem à sala de aula”, defende. A EJA é implementada no Brasil por estados e municípios e orientada pelo Ministério da Educação, que define suas diretrizes.

Medalha - Promovida pelo Ministério da Educação com o apoio da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) e a da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o evento foi palco, ainda, da entrega da Medalha Paulo Freire. Concedida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) desde 2005, a comenda de valor cultural reconhece experiências exitosas na educação de jovens e adultos no Brasil.

Entre as 65 concorrentes deste ano, cinco receberam menção honrosa e outras cinco foram premiadas com a medalha. Bahia, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina foram os estados brasileiros que tiveram instituições agraciadas.

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Com informações da UNESCO no Brasil e do MEC