Ciclo de Formação
09.02.2026
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Gerência Executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, promoveu nesta segunda-feira (09), no auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa, a abertura da Formação Inicial das Gerências Regionais de Educação. O evento reuniu 120 profissionais das áreas técnicas e operacionais e Gerentes Regionais das 16 GREs. Ainda durante a formação, foi apresentado o programa 'Antes que Aconteça' nas Escolas, que tem um propósito salvar vidas e proteger mulheres da violência em suas mais diversas formas.
No âmbito pedagógico, o encontro que ocorre até esta terça-feira (10), tem o objetivo de iniciar o alinhamento às diretrizes pedagógicas, os fluxos de trabalho, calendários, metas e indicadores educacionais. O intuito é garantir que todas as regiões do estado atuem de forma articulada e coerente, conectadas às prioridades estratégicas da SEE-PB para o ano de 2026, consolidando uma gestão orientada por resultados e focada na aprendizagem dos estudantes.
"Quero agradecer a todos que realmente abraçaram a ideia de que a educação pública da Paraíba poderia atingir os resultados que atingiram, no Enem, no Sisu, na Alfabetização na Idade Certa, entre outros projetos que estão em andamento na Secretaria. E o que na verdade fez com que 2025 funcionasse foi a forma que fizemos acontecer e também paramos para ouvir nossa equipe. Esse ano de 2026, vai precisar ser melhor do que em 2025, quando passamos a fazer as formações para nossos profissionais, desde as merendeiras até os gerentes, como essa que estamos iniciando e outras que virão”, frisou o secretário de Estado da Educação Wilson Filho.
A gerente da 12ª GRE, sediada em Itabaiana, Fabiana Figueiredo, veio com sua equipe participar dos dois dias de formação destacou que com todas as Gerências seguindo um mesmo propósito fica mais dinâmico o trabalho em todas as escolas. “Estamos buscando informações para levarmos diretamente para as nossas escolas, fazer isso chegar no chão da escola. Queremos nos aprofundar nos assuntos como o Regime de Progressão Parcial (RPP), isso é de extrema importância para todas as escolas. Mas algo principal que eu já observei agora desde o início, nós estamos com todas as gerências integradas para que possa de fato formar as gerências regionais, isso é de grande importância. Temos uma informação linear construída, assim vamos ter competência de fato para podermos formar as nossas escolas”, detalhou.
Para o secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim, é um momento de extrema importância para a Educação do Estado na condução dos trabalhos pedagógicos e também de um programa que vai levar conscientização de combate a violência contra a mulher.
"Nesse ano, nós vamos investir no incremento da aprendizagem, da qualidade da aprendizagem do aluno. Por isso, vamos continuar com as formações para gerentes, diretores, professores entre outros profissionais da educação. Nós também vamos iniciar a parceria com a senadora Daniela Ribeiro e o programa, Antes que Aconteça, de combate ao feminicídio, de combate à violência, à misoginia e qualquer forma de violência contra as mulheres", disse o executivo.
Entre os temas tratados durante a formação estavam o planejamento e execução pedagógica; integração regional e colaboração entre gerências; implantação do comitê gestor do Regime de Progressão Parcial (RPP); calendário de ações formativas, fluxo de trabalho, gestão de resultados, além de palestra sobre aquisição dos gêneros para alimentação escolar e gestão de materiais inservíveis.
“Ë uma oportunidade de reunir todos os gerentes regionais e profissionais técnicos para passarmos informações que irão ajudá-los a gerir diversos componentes necessários para as demandas de gestão. Essa Formação Inicial das Gerências Regionais de Educação, teremos um alinhamento inicial, que tem como foco, as diretrizes pedagógicas e operacionais, as metas para 2026”, completou a gerente executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação, Tatiany Andrade.
Antes que Aconteça - Durante a Formação Inicial das Gerências Regionais de Educação, aconteceu uma breve apresentação do programa Antes que Aconteça desenvolvido pela senadora Daniela Ribeiro, que em parceria com a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba vai implantar o programa nas escolas da rede.
O secretário da Educação, Wilson Filho, explicou a importância que o projeto terá dentro das escolas. "A educação é primordial para o Antes que Acontece e também precisamos fazer nossa parte. Em 2025, 1.400 mulheres morreram no nosso estado. É um número muito forte, além de uma avalanche de outras mulheres que não chegaram a perder a vida, mas tiveram a vida totalmente devastada psicologicamente. A Secretaria de Educação é primordial para que a gente possa formar o jovem já no seu caráter que violência contra a mulher não é a opção, não pode ser a opção. Nós estamos convivendo nos nossos trabalhos com crianças, com jovens que vão ali ter a primeira namorada, o primeiro namorado que vão ter o seu primeiro relacionamento amoroso, e desde lá, eles precisam entender que um homem não opção de bater na mulher de agredir a mulher e a mulher que ela tem a opção de sair de relacionamentos que estejam acontecendo isso. Então é essa formação que a gente vai implementar nas escolas", destacou o gestor.
A senadora Daniela Ribeiro apresentou o programa e explicou como vai funcionar nas escolas da Rede Pública Estadual. Entre o conjunto de ações estão cursos preparatórios, palestras e rodas de conversas com os profissionais da educação.
“Quero agradecer a todo o envolvimento da Secretaria da Educação. Agora nós estamos partindo para realização e apresentamos o programa para esses gerentes regionais sobre o que será trabalhado daqui para frente, pois os professores como todos os outros profissionais da educação são fundamentais para que as informações cheguem até os jovens, as crianças, e nós possamos plantar a semente que nós vamos colher mais à frente. Agradeço muito pela parceria ao Wilson Filho, o governo do Estado, João Azevedo e o vice-governador Lucas Ribeiro, que se sensibilizaram totalmente com o tema. Todo mundo de mãos dadas para ver uma sociedade modificada a partir do nosso Estado, que vai ser exemplo para todo o Brasil”, concluiu a senadora.
Parceria - O Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) em parceria com o Programa Antes que Aconteça, firmaram um “Protocolo de intenções para promover novo padrão educacional em defesa da mulher” no dia 09 de dezembro de 2025, para implementação do projeto “Antes que Aconteça nas Escolas”. A partir do início do ano letivo de 2026, a iniciativa passará a ser inserida no cotidiano das escolas da Rede Pública Estadual, por meio de uma série de atividades para estudantes e professores, ampliando a conscientização e a prevenção da violência contra a mulher em todo o estado.