Educação da Paraíba apresenta melhor índice de segurança sanitária durante retorno presencial

Paraíba

11.03.2022

A Paraíba apresentou o melhor índice do Brasil em segurança sanitária no retorno às aulas presenciais, de acordo com um estudo realizado pela Rede de Pesquisa Solidária, que levou em consideração todas as medidas que foram adotadas pelos gestores municipais e estaduais para garantir a segurança dos estudantes, professores e servidores no retorno das aulas presenciais nas escolas de todo o Brasil. O estudo foi divulgado pelo jornal Folha de São Paulo e é mais um reconhecimento nacional que o Governo do Estado recebe nos últimos dois anos pelas  estratégias pedagógicas elaboradas e implementadas pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) durante a pandemia.

Os pesquisadores analisaram decretos, portarias e comunicados oficiais dos governos estaduais e das prefeituras das capitais e criaram um Índice de Segurança do Retorno às Aulas Presenciais para avaliar e comparar as escolhas feitas pelos gestores nas várias unidades da Federação. O índice varia de 0 a 100. Quanto maior a nota, mais próximas as políticas estão das recomendações internacionais. A Paraíba alcançou a marca de 62 pontos e figura no topo da lista.

grafico indice

O Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, comentou o resultado e destacou os esforços da pasta para garantir segurança aos alunos. “Esse resultado nos deixa muito feliz e mostra o sucesso das decisões tomadas por nosso governador João Azevêdo, além de ser fruto do nosso planejamento, principalmente do Plano de Educação para Todos em Tempos de Pandemia (PET-PB), que mostra que todas as medidas adotadas nas escolas, os procedimentos de segurança para o retorno das aulas em formato presencial foram muito efetivas. Essa avaliação externa mostra que essas medidas foram assertivas. Mostra o cuidado com a vida e segurança das nossas crianças e dos nossos profissionais de educação”, comentou o secretário.

Reconhecimento - As estratégias pedagógicas elaboradas e implementadas pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) ganharam reconhecimento nacional ao longo dos dois últimos anos, graças a uma experiência de sucesso no ensino-aprendizagem durante a pandemia de Covid-19. 

A plataforma Paraíba Educa foi a vencedora da edição 2021 do Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Boas Práticas, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP).  O projeto da Paraíba foi avaliado pela banca de seleção do CLP que examinou, no total, 280 políticas públicas em 2021. O ensino remoto do estado também foi reconhecido como o melhor do Brasil por meio de pesquisa realizada pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A Paraíba ganhou destaque por ter uma maior cobertura e menor demora na implementação da modalidade de ensino remoto para os alunos das Escolas Estaduais. A Paraíba também é o Estado que possui o melhor Índice de Ensino à Distância (IEAD) em todo o Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela série ‘Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade”, produzida pela Rede de Pesquisa Solidária (RPS), da qual o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-Cepid/Fapesp) faz parte. Em 2021, o IEAD da Paraíba atingiu 8,89 pontos.