Educação da Paraíba encerra formação com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

Paraíba

22.08.2025

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio da Gerência Executiva de Escolas Cidadãs Integrais (GEECI) realizou nesta sexta-feira (22), no Centro de Formação dos Professores, localizado em Mangabeira, um encontro para promover engajamento dos profissionais da educação na melhoria dos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A iniciativa teve como público alvo os coordenadores pedagógicos e professores das escolas integrais das 1ª, 2ª, 12ª, 14ª e 16ª Gerência Regionais de Educação (GREs). A formação também passou nas cidades de Patos e Campina Grande, contemplando todas as 16 Gerências.

Durante o encontro foram analisados os resultados, definidas estratégias pedagógicas coletivas para fortalecer a cultura de acompanhamento das aprendizagens. A formação teve como objetivo ainda, buscar alinhar práticas de gestão e de sala de aula, incentivar a com responsabilidade e criar um plano de ação colaborativo que contribua para elevar o desempenho dos estudantes e garantir avanços consistentes na qualidade da educação ofertada.

“Nós trabalhamos para melhorar as estruturas das escolas, climatizar todas as unidades, distribuímos materiais escolares, investimos no PCCR dos professores, no Passe Livre Estudantil, na merenda escolar e também nas formações dos profissionais da educação. Mas tudo isso tem apenas um objetivo, que os estudantes  aprendam mais e é esse objetivo que todos que estão aqui escolheram trabalhar na educação. Nosso IDEB está avançando, mas vamos melhorar ainda mais. E temos que começar pelo básico, explicar como funciona a prova do SAEB aos estudantes, como preencher o gabarito e incentivá-los a participarem, isso já faz uma grande diferença”, destacou o secretário de Estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho.

Para o secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim, a aproximação da gestão atual com as gerências, escolas e profissionais da educação é fundamental para garantir equidade das instituições de ensino de todo estado. “Cada regional tem sua especificidade, cada escola é diferente uma da outra, e o INEP está com essa preocupação em relação a relativizar e flexibilizar as regras e  começa com uma palavra chamada equidade entre as escolas. Para acompanhar isso, criamos o Comitê Estadual de Gestão de Resultados, que é mecanismo de gestão para monitorarmos os dados para termos conhecimento sobre e onde podemos melhorar”, frisou o secretário executivo. 

O gerente da 1ª GRE, Antônio Adailton, ressaltou que o momento é de trabalhar para que todas as escolas consigam alcançar os resultados das metas traçadas desde o início do ano. “É um momento crucial, porque nós estamos na reta final para a avaliação, e precisamos pensar em estratégias enquanto escola, porque cada realidade apresenta um panorama único, e vocês mais do que ninguém conhecem essa realidade. Precisam entender a importância desta avaliação e prepararmos nossos estudantes para esse momento como simulados e muita acolhida”, disse.

A formação foi pensada para dar foco nas avaliações de aprendizagem e para ser trabalhada com os professores que estão no chão da escola e com os coordenadores pedagógicos, que junto a comunidade escolar podem definir estratégias e garantir que todos avancem no IDEB.

“O coordenador pedagógico tem que está muito atento a essa atividade e a essa ação, e o professor que está nessa formação, precisa levar essa replicação para a escola, essa conversa para fazer reuniões de fluxos. O Programa de Educação Integral está fazendo consultoria pedagógica e de gestão, para a recomposição através dos professores de português e matemática. Estamos tendo autonomia para trabalhar, mas o resultado da autonomia é também de muito trabalho”, completou a gerente das Escolas Integrais, Wennia Figueiredo.   

Ainda durante a formação teve a palestra da consultora e palestrante, Maria Medeiros com o tema “Engajamento que faz sentido - estudantes protagonistas no SAEB”.