Educação da Paraíba conclui Formação de Acolhimento nas escolas estaduais da Paraíba

Acolhimento

04.02.2026

A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência Executiva de Desenvolvimento e Protagonismo Estudantil, realizou hoje (02/2) o último encontro da Formação de Acolhimento voltada aos estudantes protagonistas e gestores em todas as regionais de educação contemplando escolas de ensino médio integral, parcial e EJA.

Os eventos formativos, iniciados no dia 27/1, passaram por Sousa, Patos, Campina Grande, Guarabira encerrando na cidade de Bayeux (16ª GRE), reuniram estudantes e equipes gestoras das escolas, em atividades formativas e dinâmicas voltadas à recepção dos novos estudantes da Rede Estadual, que iniciarão o ano letivo no próximo dia 10/2.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Santiago, participou do evento e incentivou os estudantes protagonistas a fazerem a diferença no acolhimento dos novos alunos que vão iniciar o ano letivo 2025 no próximo dia 10. "O objetivo é fazer com que o estudante já se engaje, esteja mobilizado para entender o que a escola desenvolve, que participe dos nossos programas, das nossas ações que são desenvolvidas na rede estadual de educação", destacou o secretário.

De acordo com Romário Farias, gerente operacional para a Promoção, Articulação e Mobilização Estudantil, a formação integra as ações do programa Geração Protagonista e tem como objetivo preparar os estudantes veteranos para liderarem o acolhimento dos novos estudantes nas escolas. “Esperamos que o acolhimento na escola, que essa é a grande finalidade, aconteça de uma forma integrada. Que os estudantes novatos, eles possam ser inseridos na dinâmica da escola, essa é a intenção do acolhimento”, conta Romário.

As equipes gestoras das escolas, que são compostas pelos gestores, coordenadores pedagógicos e coordenadores administrativo-financeiros, também participaram das formações alinhando atividades e conhecendo o calendário anual de ações de protagonismo estudantil. Para eles, o encontro reforça o papel ativo dos estudantes na construção do ambiente escolar.