Educação cria projeto de proficiência para melhorar indicadores educacionais de estudantes do Ensino Fundamental

Roraima

22.05.2019

Por: Marília Mesquita 

Fotos: Ascom/Seed

De acordo com dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), em 2017, os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental apresentaram desenvolvimento da leitura, escrita e operações matemáticas no nível insuficiente.

Com a intenção de mudar essa estatística, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), por meio do DEB (Departamento de Educação Básica), criou o Projeto de Proficiência. No primeiro momento, serão atendidos 728 alunos de cinco escolas.

O objetivo do projeto é intervir com condições pedagógicas de desenvolvimento das habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, previstas para o melhoramento, aprendizagem e o desempenho dos estudantes do 9° ano.

“Nesse primeiro momento vamos atender cinco instituições da Capital e posteriormente as demais. O nosso foco é atender todos os alunos matriculados na rede estadual de ensino do 9° ano”, explicou a chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DIENF/), Rosilda Garcia.

No próximo dia 29 de maio, será aplicado um exame para os estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental das seguintes escolas: Colégio Estadual Militarizado Irmã Tereza Parodi, Girassol, General Penha Brasil, Euclides da Cunha e Antônio Coelho de Lucena.  As provas serão aplicadas por 26 servidores da Seed, no período matutino e vespertino.

Com os resultados dos exames, será feita uma avaliação e posteriormente será agendado um encontro com os professores das disciplinas correspondentes e coordenadores pedagógicos das escolas a fim para traçar estratégias de melhorias na aprendizagem dos alunos nas habilidades em que mais apresentarem dificuldade.

ALINHAMENTO - Para alinhar as atividades da aplicação do exame, na manhã desta quarta-feira (22) foi realizado um encontro com os gestores, coordenadores pedagógicos e servidores da Secretaria que aplicarão o exame. Foram apresentadas as orientações que deverão ser repassadas aos alunos no dia da prova.

“Esse encontro é para orientar e esclarecer as dúvidas em relação à aplicação da prova e repassar as orientações com as informações necessárias para os alunos realizarem o exame”, disse a chefe da DIENF.

As avaliações serão elaboradas de acordo com a Matriz de Referência de Língua Portuguesa e de Matemática que tiverem apresentado desenvolvimento e desempenho insuficiente, pela Divisão de  Fortalecimento de Currículo (DIFC) em parceria com a DIENF, aplicadas e corrigidas nas escolas pelos professores das disciplinas, sob a orientação do coordenador pedagógico de cada escola.

Os professores que atuarão nas turmas do Projeto serão do quadro efetivo, lotados nas escolas e licenciados nas disciplinas em questão. “Esses profissionais elaborarão e desenvolverão planejamentos segundo as necessidades dos alunos”, ressaltou Rosilda.

O projeto terá a duração de oito meses, finalizando em dezembro. Ao final do período letivo será realizado mais uma prova para avaliar o avanço dos alunos ao longo do desenvolvimento do Projeto.

Segundo o Censo Escolar, a Rede Estadual de Ensino possui 383 escolas e 72.471 alunos, sendo 50 escolas de Ensino Fundamental e 5.685 alunos matriculados nesta etapa de ensino.