Educação capacita servidores para aprimorar o sistema de prestação de contas

Tocantins

12.05.2023

A Diretoria de Planejamento e Orçamento da Secretaria da Educação promoveu uma formação para os servidores que atuam com as ações do Plano Plurianual – PPA 2020/2023. O objetivo é aprimorar o desenvolvimento e execução orçamentária dos recursos previstos para 2023. A formação foi realizada em dois dias, na quinta-feira, com a presença de técnicos da Secretaria de Planejamento e nesta sexta-feira, com a orientação da Controladoria-Geral do Estado (CGE). 

O secretário da Educação, Fábio Vaz, participou da reunião e ressaltou a importância do compromisso com a execução orçamentária. “Agora, nós temos um PPA com as nossas ações. Devemos ter um olhar criterioso quanto a inserção das informações e dados para estarmos sempre em dia com a prestação de contas”, afirmou. 

Sobre as ações e metas da Seduc, está o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), que veio promover a melhoria física das escolas, aquisição e instalação de laboratórios, ampliação das tecnologias na sala de aula, e o processo de valorização do professor e do estudante, entre outros objetivos.

Participaram da reunião, os servidores que atuam com a execução orçamentária e avaliação do Plano Plurianual referente a 2020 a 2023, e com a prestação quadrimestral e anual.

Cristiane Angélica Antunes, diretora de Planejamento e Orçamento da Seduc explicou que essa formação acontece todos os anos. “O objetivo é orientar os servidores sobre as questões práticas da prestação de contas, falar sobre os pontos que são cobrados e tirar dúvidas sobre o sistema”, esclareceu. 

Raimunda Nonata Diogo Araújo da Gerência de Acompanhamento e Avaliação de Desempenho da Gestão Governamental do CGE, ressaltou o cuidado com as informações, sobre a necessidade de acompanhar a execução da ação, observar a estimativa de custos e o alinhamento das informações. 

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins