Minas Gerais recebe a III Reunião Ordinária do Fórum de Secretários de Educação dos Estados e do Distrito Federal, encontro acontece entre 25 e 27 de setembro
Avaliação educacional na educação pública brasileira é o enfoque da série de debates da III Reunião Ordinária do Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontece a partir de hoje (25), em Belo Horizonte, Minas Gerais, e segue até o dia 27, no Hotel Ouro Minas.
O Fórum de Secretários busca promover a integração, articulação e mobilização das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, com vistas a convergir estratégias e políticas públicas para promover a melhoria da qualidade do ensino público no Brasil. A presidente do Consed, professora Nilene Badeca da Costa, destaca que a reunião serve para a troca de experiências entre os Estados e a busca de soluções em comum, pois, “são vários e constantes os desafios da educação brasileira”.
Alberto Pinto Coelho, vice-governador do Estado de Minas Gerais, fez a abertura da III Reunião Ordinária do Consed. “Em nome do povo mineiro, desejamos que este encontro seja produtivo e que debata sobre os novos horizontes da educação brasileira”. O vice-governador também disse que o Governo de Minas tem um cuidado com a educação pública e isso se inicia com o “comprometimento e dedicação de todos os profissionais ligados à educação”.
Por último, Alberto Coelho citou Guimarães Rosa “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” sintetizando a importância do diálogo constante para gerar bons frutos na educação brasileira.
Em seguida, a Dra. Maria Elmira do Amaral, representando o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, destacou as diversas parcerias com a Secretaria de Educação de Minas Gerais, em especial, a nova campanha Conte até 10 nas Escolas que propõe instrumentalizar professores do ensino médio por meio de cartilha que contém planos de aula tratando do tema da violência e da valorização da vida.
A anfitriã do Fórum, professora Ana Lúcia Gazzola, Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais, lembrou a solida parceria com o MEC. “O Estado de Minas é grato pelo apoio e a interlocução mantida na busca de uma educação pública de qualidade”, disse.
Já o Secretário de Educação Básica do MEC, Romeu Caputo, na saudação de abertura, afirmou que a III Reunião é um espaço importante de debate da educação brasileira. Caputo, que representou o Ministro da Educação, também fez referências as articulações mantidas com todas as Secretarias Estaduais de Educação.
Boas práticas da educação mineira
Iniciando a série de apresentações, a professora Ana Lúcia Gazzola, Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais, fez uma breve exposição sobre a gestão da educação de Minas Gerais, elencando os diversos programas desenvolvidos com destaque para expansão do Programa de Intervenção Pedagógica – Alfabetização no Tempo Certo (PPI) que pode ser considerado “é o maior programa, no Brasil, de integração entre as secretarias municipais de ensino e a secretaria de educação, com 100% de adesão pelos municípios”, sendo estratégico para alcançar o objetivo de ter “toda criança lendo e escrevendo até os oito anos de idade”, afirmou.
Desigualdades educacionais
Ainda na primeira manhã do encontro aconteceu a abordagem sobre as desigualdades educacionais: caracterização, prevalência e superação, ministrada por José Francisco Soares, Universidade Federal de Minas Gerais, que apontou não existir um único modelo que consiga “guiar todas as decisões necessárias” ao debate, destacando a necessidade de se considerar a diversidade das “desigualdades ao pensar a educação básica”.
No período da tarde, as atividades serão retomadas com a palestra “AVALIAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA MELHORIA DA GESTÃO”, conduzida por Manoel Palácios, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação/CAED - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Assessoria de Comunicação do Consed