Educação aproxima governo da comunidade escolar

Diálogo

16.04.2019

Texto: Stalin Melo

Um conjunto de visitas que o secretário de educação, cultura e esportes, professor Mauro Sérgio Ferreira da Cruz, vem realizando a diversos municípios do interior ao Acre, sobretudo da região do Vale do Juruá, o mais distante da capital, está ajudando a aproximar o governo da comunidade, sobretudo dos profissionais que fazem o dia a dia da escola.

As visitas iniciaram pelo município de Manoel Urbano (214 Km), seguiu para Feijó (363 Km) e depois Tarauacá (409 Km). Na região do Juruá, o secretário se reuniu com representantes dos Núcleos da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esportes (SEE) de Cruzeiro do Sul (631 Km), Mâncio Lima (659 Km) e Rodrigues Alves (626 Km). Durante as visitas, ele também se reuniu com os prefeitos e secretários municipais de Educação a fim de consolidar as parcerias institucionais.

O secretário faz questão de conhecer a realidade de cada escola, onde aproveita a oportunidade para dialogar com gestores, professores e alunos. Ouve demandas, mas também destaca o novo momento em que se encontra a Educação do Acre e o projeto educacional que está sendo implantado, dando total apoio às ações dos profissionais.

Mauro Sérgio faz questão de dizer aos educadores que uma das metas da gestão é fazer com que as escolas, por meio das avaliações externas, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) possa chegar à média 7,0 em todas as escolas do nosso Estado. “Temos que sonhar e precisamos trabalhar para isso”, diz.

Também faz questão de dizer aos educadores “vocês não estão sozinhos”, numa alusão ao fato de que a Secretaria e a nova política educacional que está sendo implementada pelo governador Gladson Cameli estarão permanentemente dialogando com todos os profissionais e em todas as escolas.

Ciente da realidade de cada município, o secretário Mauro Sérgio ouve atentamente as demandas dos educadores. No município de Feijó, um dos maiores do país em território (possui uma área geográfica de 24.202 Km²) e o quinto mais populoso do estado, por exemplo, foi solicitada uma escola em tempo integral, como já existe em Rio Branco e outros três municípios do interior. Ele destacou a importância desse modelo de esino. “É um modelo que traz bons frutos e resultados”, afirmou.