Educação apresenta o Projeto Mãos Dadas no 38º Congresso Mineiro de Municípios

Minas Gerais

10.05.2023

O regime de colaboração entre Estado e municípios, articulado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), foi tema abordado no segundo dia do 38º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte. Durante o evento, o Projeto Mãos Dadas foi destaque na palestra realizada pelo subsecretário de Articulação Educacional da SEE/MG, Gustavo Pedroso, na manhã desta quarta-feira (10/5) que contou, também, com a presença da assessora-chefe de Articulação Municipal da SEE/MG, Jânua Galvão. 

O subsecretário Gustavo Pedroso, explicou que o Projeto Mãos Dadas tem como principal eixo fortalecer o município, através de investimentos robustos de infraestrutura e apoio pedagógico, a fim de proporcionar condições adequadas para a rede municipal de ensino absorver a demanda de alunos  dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual de ensino. 

Atualmente o Projeto Mãos Dadas conta com a adesão de 34 municípios que absorveram um total de 18 mil matrículas em um investimento de R$1 bilhão. Com o recurso do Governo as prefeituras puderam construir 201 unidades escolares entre escolas e creches. Até o momento, 169 unidades escolares da rede municipal de ensino foram reformadas e 144 passaram por ampliações. Houve ainda, 78 aquisições de veículos para o atendimento escolar e 298 escolas atendidas com novos equipamentos e mobiliários. 

“A cada evento que participamos fortalecemos ainda mais a relação que temos com os municípios. A SEE/MG tem realizado muitas ações de parcerias envolvendo o Projeto Mãos Dadas e o Transporte Escolar. São iniciativas que só fazem melhorar a rede pública de ensino mineira”, pontua Jânua Galvão. 


38º Congresso Mineiro de Municípios 

Este é considerado o maior evento municipalista estadual do Brasil. Com público estimado de 10 mil pessoas, o 38º Congresso Mineiro de Municípios reúne autoridades, agentes municipais e políticos de renome para discutirem assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios.

O tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), começou na terça-feira (09/5) e termina nesta quarta-feira (10/5). O tema escolhido para a 38ª edição vai ao encontro dos objetivos da atual gestão da AMM, presidida pelo prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

A estimativa é que cerca de 5 mil pessoas passaram pelo encontro por dia entre servidores públicos, prefeitos, vereadores, gestores, deputados e sociedade civil organizada.