Educação aplica avaliação diagnóstica dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática

Tocantins

14.03.2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está aplicando nesta semana, de 11 a 15 de março, as avaliações diagnósticas do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto), para mais de 141 mil estudantes da rede estadual. Os componentes curriculares avaliados são os de Língua Portuguesa e Matemática.

As avaliações buscam verificar a qualidade do ensino e aprendizagem na Educação Básica da rede estadual, bem como promover a modernização da gestão no aprimoramento do processo de ensino, e consequentemente alcançar melhoria dos indicadores educacionais.

Os resultados do Saeto contribuem para a identificação das dificuldades que os estudantes apresentam nos conteúdos e, a partir disso, proporcionam ações para solução dos problemas detectados.

A diretora de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Seduc, Gabriela Fernanda do Carmo, comentou sobre a importância da aplicação da avaliação e da utilização dos resultados. “Em posse dos resultados, o professor pode utilizar a matriz de recomposição das aprendizagens para desenvolver uma proposta pedagógica que contemple o desenvolvimento de habilidades não adquiridas. Os resultados irão nortear o planejamento de atividades direcionadas pela Seduc e pelas Superintendências Regionais de Educação, com intervenções pedagógicas nas unidades escolares e contemplando a formação continuada dos professores”, finalizou.

O coordenador pedagógico Lucas Leal Lima de Sousa, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, destacou a importância das provas. “Podemos aferir o conhecimento dos estudantes, e a partir dos resultados, elaborar e aplicar estratégias para melhoria da aprendizagem. Enfatizamos que os estudantes com deficiência dispõem de um tempo maior para que possam participar do processo avaliativo também”, pontuou.

Os estudantes Yohan Mendes e Isabelly Schossler, da 3ª série do ensino médio, da Escola Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, participaram da avaliação. Para Isabelly, “a prova foi de um bom nível, e esperamos que as dificuldades encontradas por nós sirvam de parâmetro para que os professores possam realizar melhorias”; Já Yohan considera que “a avaliação é positiva, pois contribui para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, além influenciar nas avaliações externas e processos seletivos, como vestibulares”, destacou.

 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins