Educação abre inscrições para novos integrantes das orquestras sanfônicas e sinfônicas

Tocantins

20.03.2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) selecionará estudantes que desejam participar da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, Sinfônica de Cordas e Fanfarra Soraia de Medeiros, da Escola Estadual Cívico-Militar Vila União, em Palmas, e para novos integrantes da Orquestra Sanfônica Capim Dourado do Centro de Ensino Médio de Gurupi.

Para as orquestras da Escola Estadual Cívico-Militar Vila União, as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, na própria instituição de ensino.

As inscrições são gratuitas e estão sendo exigidas cópias da Certidão de Nascimento, da Carteira de Identidade, do CPF, do comprovante de endereço, documento de um dos pais ou responsável, declaração de comprovante de matrícula e uma foto 3x4. Podem participar estudantes matriculados em qualquer unidade escolar da educação básica. 

Na Escola Estadual Cívico-Militar Vila União, há vagas para os instrumentos da orquestra sanfônica que são: acordeom, contrabaixo, percussão, e o aluno poderá optar para participar do canto. Na Orquestra sinfônica, são os instrumentos violino, contrabaixo, viola, violoncelo e flauta doce. 

A Seduc está ofertando 31 vagas, e conforme o regulamente, os alunos inscritos, após o preenchimento das vagas, farão parte do quadro de reserva. As aulas serão realizadas na Escola Estadual Cívico-Militar Vila União.

Orquestra Sanfônica de Gurupi 

As inscrições para o ingresso de novos integrantes na Orquestra Sanfônica Capim Dourado do Centro de Ensino Médio de Gurupi também poderão ser feita na própria escola até o dia 31 de março.

A documentação exigida é a mesma da escola anterior. Em Gurupi, a Seduc oferta 56 vagas, para sanfona, zabumba, triângulo, contrabaixo, violão, bateria e vocalista. Lá, a escola formará três turmas no período da manhã e três no período da tarde.

As aulas de música despertam nos estudantes uma maior percepção musical, estimulam a criatividade, ajudam na postura mais crítica e reflexiva e fortalecem o aprendizado sobre o universo da composição e dos grandes músicos internacionais.

Joselia de Lima/Governo do Estado

Revisão Textual: Liliane Costa/Governo do Tocantins