Educação abre inscrições para Formação Continuada do Curso Básico de Libras na rede estadual

Tocantins

27.06.2024

As inscrições para a “Formação Continuada do Curso Básico de Libras”, ofertada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estão abertas e seguem até o dia 15 de julho, deste ano. Estão sendo ofertadas 150 vagas. O curso terá início no dia 5 de agosto e segue até 30 de novembro.

A formação é voltada para professores da Educação Básica da rede estadual de ensino do Tocantins que ministram a disciplina de Libras como componente curricular nas escolas indígenas, do campo, quilombolas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).

A formação tem como objetivo aprimorar e qualificar os profissionais, possibilitando uma maior interação entre os estudantes e a construção de um espaço escolar mais acolhedor e adaptado às necessidades de todos. Além de incentivar os educadores na elaboração de material didático, também apresenta metodologias e dinâmicas para uso em sala de aula.

A gerente de Educação Bilíngue de Surdos da Seduc, Amoriana Borges, ressalta a importância da formação e revela que o diferencial é tornar o ensino estimulante para todos. “Essa formação tem o objetivo de oportunizar a esses profissionais mais segurança em suas atuações em sala de aula, pois a língua de sinais precisa ser ensinada de forma mais dinâmica. Aprendendo de forma prazerosa, esses docentes irão ensinar de forma prazerosa também”, revela.

Inscrições

As aulas serão ministradas de forma remota através da plataforma moodle de ensino à distância. As inscrições devem ser realizadas por meio de um formulário on-line, que pode ser acessado pelo link: https://forms.gle/7FvdrymAFoXVCJov6.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecida pela lei 10.436 de 2002 e regulamentada pelo decreto 5.626 de 2005, é o meio de comunicação primário para muitos surdos. A capacitação de profissionais da educação garante um ambiente escolar mais inclusivo com acesso ao conhecimento e à aprendizagem para todos os estudantes. 

 

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins