EDUCA-PE: programação especial marca retomada das aulas presenciais na Rede Estadual

Pernambuco

02.10.2020

Com a retomada das aulas presenciais nas escolas da Rede Estadual marcada para a próxima terça-feira (06), o Educa-PE preparou uma semana especial para os estudantes do Ensino Médio. Integrada com as atividades presenciais, a programação do “Especial Ensino Médio” contará com shows e aula-espetáculo em homenagem ao centenário do poeta João Cabral de Melo Neto. A transmissão ao vivo será realizada no canal oficial do Educa-PE no YouTube, nas emissoras TV Pernambuco, TV Alepe e TV Nova Nordeste e no app Conecta Aí. 

A transmissão do “Especial Ensino Médio” começa às 14h da segunda-feira (05) com Amanda Cabral e Banda da Escola Técnica Estadual (ETE) de Criatividade Musical. A apresentação será nos novos estúdios da ETE Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), no bairro de Santo Amaro. Em seguida, às 15h, diretamente da Rua da Aurora, o professor de língua portuguesa da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano (unidade Cabugá), Luiz Fernando, comandará a aula-espetáculo em homenagem a João Cabral de Melo Neto. Para o momento, o docente preparou análise de poemas e textos, além de uma abordagem sobre a vida do escritor. 

“A poesia de Cabral é conhecida por fazer denúncias de problemas sociais que vão além dos limites geográficos. Essa universalização dos seus textos nos faz refletir como cidadãos que precisamos olhar para os outros com um sentimento de empatia. Além disso, a mistura dos gêneros feita em alguns textos, como em Morte e Vida Severina, revela a criatividade do escritor em tematizar a seca e a fome, além de outros assuntos de forma ampla e acessível”, pontua o professor.

Para encerrar o dia, às 16h, uma aula de matemática diferente. Sob o comando do professor Walter Pessoa, da ETE Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), a Banda Uis Thronxus fará uma apresentação com muita música e aprendizagem. "Esse momento da retomada das atividades presenciais também marca o início do ensino híbrido nas escolas. A Secretaria de Educação e Esportes do Estado quer estar junto, acolhendo os estudantes neste ‘novo normal’, será um momento dinâmico e, acima de tudo, de fortalecimento das aprendizagens”, ressalta George Bento, gerente Geral de Educação Profissional.