ECIT de Bayeux é a terceira escola técnica estadual a receber as salas Amanhã Digital e Amanhã Digital Maker

Educação Tecnológica

16.12.2025

As salas Amanhã Digital e Amanhã Digital Maker da ECIT Erenice Cavalcante Fidelis, localizada na cidade de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa, foram inauguradas nesta terça-feira (16), pelo Governo da Paraíba, por meio da da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB). O evento contou com a presença do governador João Azevedo, do secretário de Estado da Educação Wilson Filho e do ministro da Educação Camilo Santana. Esta é a terceira escola  técnica estadual a receber o equipamento com um investimento superior a 1 milhão.

As duas estruturas fazem parte do Programa Amanhã Digital, que funciona como um guarda-chuva de ações tecnológicas que estão sendo implementa as a princípio em 100 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino. Só a sala Amanhã Digital foram investidos mais de 440 mil reais, e o espaço dispõem de equipados como chromebooks, livros didáticos sobre robótica e de projetos e aplicações em tecnologias imersivas, óculos de realidade virtual e laboratórios de robótica, permitindo que os professores ministram aulas mais criativas e os estudantes tenham contato direto com tecnologias atualizadas.

Também faz parte do programa, a sala do Amanhã Digital Maker. O equipamento será instalado inicialmente  em 20 escolas da rede. Nesses espaços, os estudantes são incentivados a aprender de forma prática e colaborativa, estimular a criatividade, a resolução de problemas e a inovação.  Nas Salas Digital Maker são disponibilizadas impressoras 3D, máquinas de corte a laser, telas interativas de 75”, kits de ferramentas eletrônicas, manuais e de solda. Nesta unidade foram investidos quase 630 mil reais. 

“É uma honra receber o nosso ministro da Educação, Camilo Santana, no momento de entrega desse equipamento que revoluciona a relação de ensino em todas as escolas. Nós estamos investindo mais de R$200 milhões nessa área de tecnologia, com salas Makers. Essa parceria com o Ministério da Educação é fundamental e nós vamos continuar nos fortalecendo para garantir um ensino ensino público de qualidade, melhor do que o ensino privado pode oferecer. Devido esse ensino de qualidade na Paraíba está havendo uma migração de alunos saindo da rede privada, vindo para as escolas públicas, porque encontra um ambiente como esse. É a Paraíba transformando a vida desses jovens”, frisou o gestor.

O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, frisou que o programa Amanhã Digital permite que o professor tenha uma nova forma de ensinar e provocar o interesse dos estudantes, por meio da estrutura de inovação e tecnologia.

"Estamos celebrando a entrega de novos equipamentos para laboratórios de cursos na ECIT de Bayeux, focando no programa "Amanhã Digital". Este programa visa modernizar o ensino com recursos como óculos de realidade virtual, impressoras 3D e robótica, transformando as escolas em ambientes tecnologicamente avançados e engajadores para os alunos. O objetivo é oferecer uma experiência de aprendizado inovadora e conectada com a tecnologia do dia a dia, tornando as aulas mais interativas e interessantes. Imagine ter aula de Biologia com óculos de realidade virtual dentro do corpo humano, entender sobre a Geografia da Paraíba de forma imersiva em qualquer lugar do estado. Os alunos estão adorando aprender dessa forma,”, disse.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o modelo de escola e ensino, que está sendo moldado no estado da Paraíba, com ações como as salas do Amanhã Digital e Maker e o programa de intercâmbio Conexão Mundo.  

“Estamos fazendo uma parceria importante entre o Governo Federal e o Governo do Estado para transformar as escolas no mundo digital, tecnológico, adaptado ao atual mundo do trabalho. E aqui vemos os alunos com o curso de robótica aprendendo o que é mais importante na questão da tecnologia e do acesso digital. O estado está de parabéns não só por essa parceria, mas por todos os resultados que a Paraíba tem alcançado, na Alfabetação, na escola de tempo integral, na escola de ensino técnico. Aqui, 100% dos alunos desta ECIT fizeram as provas do Enem que é a porta de entrada para o ensino superior. Os estudantes aqui da Paraíba têm a oportunidade, inclusive, de conectar esses jovens a outros países, para conhecer outras culturas e outras realidades”, relatou o ministro.

A estudante Ana Mayssa da Silva, terminou esse ano a 1ª série do curso técnico de Edificações na ECIT e vai poder aproveitar todos os recursos das salas por mais dois anos de curso, não esconde a ansiedade de poder utilizar todos os equipamentos disponíveis na sala no próximo ano letivo, principalmente de robótica. 

"Estou muito feliz que a nossa escola foi uma das escolhidas para receber as salas, é um projeto muito importante, um grande investimento do governador. Em escolas particulares não vemos esses materiais e nós da escola pública temos essas oportunidade e eu estou muito ansiosa para poder mexer em tudo. A robótica que mais me chama atenção e tem muitos equipamentos legais que vamos aproveitar muito", contou.

O professor da disciplina de Física, Silas Sarmento, destacou o quanto os equipamentos vão ajudar nas aulas, não só da sua disciplina, mas também dos outros professores. 

"Essas salas vão proporcionar um aprendizado atual e interdisciplinar para os alunos. Vamos poder trabalhar a robótica com a física, que é a minha área, mas também podemos trabalhar a robótica com Artes, Língua Portuguesa e Matemática. Então, acredito que essas duas salas que estamos recebendo vão proporcionar um aprendizado atual. Proporcionar novas alternativas, novos mecanismos para nossas aulas", explicou. 

A ECIT Erenice Cavalcante Fidelis tem 413 estudantes nos cursos técnicos de Edificações, Eletrotécnica e Designer de Interiores. Também receberam as salas Amanhã Digital e Amanhã Digital Maker, a ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho - a ECIT Mangabeira -  em João Pessoa e a ECIT Dom Marcelo Pinto Carvalheira, no município de Guarabira.