‘É um auxílio para que os alunos vejam para além da tela’, diz coordenadora pedagógica sobre campanha de restrição do uso de celulares nas escolas

Amapá

17.03.2025

Por Joyce Batista

A comunidade escolar amapaense tem apoiado a campanha “Ligue o Modo Escola!”, realizada pelo Governo do Amapá para cumprimento da Lei Nacional 15.100/2025, que trata da restrição do uso de celulares por alunos da educação básica. A iniciativa foi lançada na última semana e busca abranger as 376 unidades de ensino da rede estadual.

Para a coordenadora Pedagógica Elizabete Batista Rosa, da Escola Estadual Azevedo Costa, em Macapá, apoia a campanha e diz já estar percebendo os benefícios da restrição. Segundo ela, também é necessário haver um reforço e conscientização por parte da família e equipe escolar.

“A lei é um auxílio para que os alunos voltem a ter convívio entre eles e vejam para além da tela. Em nossa escola estamos logrando êxito, fizemos uma reunião com os pais, explicando os malefícios dos celulares, nos colocando à disposição, entre outras ações. Até o momento, não tivemos nenhum problema, lembrando que a família é o nosso apoio”, afirma Elizabete.

A restrição pretende diminuir a distração dos alunos durante as aulas, contribuindo para melhor aprendizado e maior rendimento escolar. Além disso, as regras também visam reestabelecer relações e interações mais humanas entre crianças e jovens.

Durante todo o ano letivo, o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), irá oferecer suporte aos profissionais da educação com materiais como cartazes, folders e capacitações, além de utilizar estratégias para o engajamento e a conscientização de alunos. A campanha também busca alternativas pedagógicas que ajudem no desapego aos celulares.