Mato Grosso
11.02.2025Claryssa Amorim e Rayane Alves | Seduc-MT
Primeira escola modelo em Cuiabá inaugurada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), tem transformado a vida não só dos estudantes, como também dos profissionais. Emocionada, a diretora do Colégio Estadual Integrado 01 (CEI), Tânia Cristina da Silva, disse estar vivendo um sonho com a escola de alto padrão.
“É o sonho de todo educador uma escola como essa, bem como para os alunos também. Uma aluna, quando viu a sala 4.0, que é a biblioteca, disse que o governador não entregou uma escola, mas um palácio. Sempre que lembro da inauguração e olho para tudo isso, eu me emociono, porque as crianças merecem um lugar de qualidade”, disse com lágrimas nos olhos.
O CEI 01 foi inaugurado no dia 20 de junho de 2024 como a primeira das cinco escolas projetadas no Sistema Modular de Superestrutura em Pré-Moldados construídas pela Seduc. Com capacidade de atender 1.700 estudantes do ensino fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a unidade recebeu investimento de R$ 17,2 milhões.
A escola possui 24 salas de aula climatizadas, laboratórios 4.0, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, vestiários, Smart TVs e Chromebooks para os estudantes. Segundo a coordenadora, com toda a estrutura e materiais disponibilizados pela Seduc, os estudantes têm mais motivação para estudar.
Para o secretário escolar da unidade, Nilson Antônio, os profissionais da unidade sentem mais motivado e prazer em trabalhar em um ambiente de primeira qualidade e que são valorizados.
"Nós aqui estamos sentindo privilegiados, porque trabalhar em um ambiente bem estruturado, nível de primeiro mundo. Eu parabenizo de coração o Governo do Estado por esse investimento, pela grandeza da estrutura, pelo esforço que o governo está fazendo pela educação", acrescentou.
A escola proporciona atividades esportivas como natação, basquete, vôlei, futebol e handebol em espaços modernos e adequados, além de preparar os estudantes para o futuro, com práticas voltadas para o mercado de trabalho.
As atividades extracurriculares contam com clubes de leitura, teatro, dança, música e workshops, proporcionando uma educação completa e diversificada.
Ao todo, são cinco unidades modelo que irão atender 7 mil estudantes de mais de 50 bairros de Cuiabá e Várzea Grande, com investimento de R$ 84,2 milhões. Os bairros são Pedra 90 e Doutor Fábio, também em Cuiabá, e no Padre Aldacir, em Várzea Grande.