Amapá
27.02.2024Mais de 300 escolas estaduais deram início ao ano letivo 2024 nesta segunda-feira, 26, em um momento marcado pela emoção dos reencontros e expectativas de novidades. O pequeno Arthur Trindade, de 11 anos, foi um destes alunos que, após as férias, voltou a encontrar mestres e amigos da Escola Estadual Carlos Alberto Viana, no habitacional Miracema, em Macapá.
“Durante as férias, decidi que quero ser engenheiro mecânico, porque gosto muito de carros. Agora, começando o 5º ano, vou focar nos estudos para crescer e conseguir fazer faculdade. Para mim, a volta às aulas é isso, porque só estudando eu realizo os meus sonhos”, conta o menino.
Arthur é um dos 1,8 mil estudantes da unidade de ensino, que atende desde os anos iniciais do ensino fundamental até a Educação de Jovens e Adultos, e será expandida pelo Governo do Amapá para oferecer mais espaço e conforto aos novos moradores do conjunto.
De acordo com o professor Jonas de Souza, de 45 anos, agora, a escola tem uma estrutura mais confortável, que vai permitir que a equipe consiga desenvolver diversos projetos pedagógicos com a comunidade escolar.
“Esse ano, a rede estadual tem o tema de ‘Educação, cidadania e sustentabilidade’. Então, nossas expectativas são as melhores possíveis, porque para alcançar um mundo sustentável, é preciso começar pela escola. Estamos ansiosos para trabalhar com os alunos e promover essa mensagem”, reforçou o professor.
O sentimento de expectativa foi compartilhado pelos pais e responsáveis que acompanharam a recepção dos estudantes. Para a dona de casa Ana Paula Maciel, de 24 anos, ver a filha começar a vida escolar foi um momento de orgulho e gratidão.
“Fico muito feliz que ela vai conseguir estudar perto de casa, isso é muito gratificante. Principalmente porque a escola está linda, e sei que estou deixando a minha filha em boas mãos”, contou a mãe, emocionada.
De acordo com a Seed, outras 66 escolas estaduais têm retorno marcado para a próxima segunda-feira, 4, devido a revitalizações. Confira o cronograma.
Recepção
Todas as mais de 300 escolas estaduais que começaram as aulas promoveram ações de acolhimento, com brincadeiras, lanches especiais, gincanas esportivas, exibição de filmes e outras atividades recreativas.
Para tornar esta recepção ainda mais especial, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec) leva um planetário itinerante para escolas estaduais, composto por uma cúpula inflável, um projetor que possibilita a sensação de realidade aumentada, caixa de som e ar-condicionado portátil. Até 35 alunos podem participar de cada sessão.