Durante formatura, Waldez anuncia 11 novas escolas em tempo integral no Amapá

formatura

16.01.2020

Por Andreza Teixeira

Em 2020, o Amapá terá mais 11 Escolas do Novo Saber, totalizando 23 instituições com o ensino em tempo integral em oito municípios do estado. O anúncio foi feito pelo governador Waldez Góes, nesta quarta-feira, 15, durante a formatura de cerca de 600 jovens que integraram as primeiras turmas das Escolas do Novo Saber.  A cerimônia aconteceu no Teatro das Bacabeiras, em Macapá.

Waldez parabenizou todos formandos e celebrou a expansão da nova política educacional.

"Estamos adotando no Amapá experiências que deram certo em outros estados. Começamos em Macapá e Santana, depois, chegamos a Porto Grande. Agora, em 2020, vamos chegar às cidades de Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Ferreira Gomes, além da zona rural da capital. Agora, são 23 Escolas do Novo Saber. Isso é muito significativo e importante. É um momento de vitórias para os alunos concluintes e também para educação do Amapá", disse o governador.

Ele acrescentou que a meta é chegar a 2021 com Escolas do Novo Saber em cada um dos 16 municípios.

As novas escolas estaduais com tempo integral serão:

  1. Professora Jacinta Maria Rodrigues de Carvalho (Macapá);
  2. Professora Esther da Silva Virgolino (Macapá);
  3. Raimunda dos Passos Santos (Macapá);
  4. Dom Pedro I (Mazagão);
  5. Vanda Cabete (Laranjal do Jari);
  6. Munguba do Jari (Vitória do Jari);
  7. Maria Helena Cordeiro (Pedra Branca do Amapari);
  8. Vidal de Negreiros (Amapá);
  9. Maria Iraci Tavares (Ferreira Gomes);
  10. Bosque do Amapá (Bailique);
  11. Daniel de Carvalho (zona rural de Macapá)

VEJA TAMBÉM: Estudantes e gestores de Escolas do Novo Saber trocam experiências e práticas de sucesso

A Secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, ressaltou que a ferramenta de ensino é moderna e busca atender às necessidades dos jovens da atualidade.

"Nós usamos métodos mais modernos e acompanhamos cada aluno de forma individual, com isso, observamos uma taxa de evasão muito baixa. É importante destacar que existe uma capacitação da equipe gestora e dos professores", lembrou a gestora.

O formando Lucas Santos, aluno da Escola Tiradentes, foi o orador da noite.  Emocionado, ele considerou a formatura como uma celebração de vitórias.

"Somos estreantes desse novo método de ensino, o que é um motivo de orgulho. Levaremos conhecimento por toda a vida, somos gratos, especialmente, aos professores, que sempre oferecem o melhor de si", agradeceu.

O projeto de oferecer educação em tempo integral iniciou no Amapá em 2017.  O modelo vê o estudante como protagonista do processo educacional e valoriza os educadores engajados em oferecerem um ensino com mais qualidade na rede pública, aumentando os índices educacionais.

VEJA TAMBÉM: Escola em Tempo Integral é realidade no Amapá

Formatura das primeiras turmas

Entre os 600 formandos, há alunos do Colégio Amapaense, José Firmo do Nascimento, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Raimunda Virgolino e Tiradentes, em Macapá. Também há estudantes da Alberto Santos Dumont, Augusto Antunes e Elizabeth Picanço Esteves, em Santana.