No Amapá
25.09.2020Por Valdeí Balieiro
As escolas da rede estadual seguem realizando a distribuição dos kits merenda em casa aos pais de alunos. Nessa quinta-feira, 24, foi a vez da Escola Estadual Castro Alves, localizada no bairro Jesus de Nazaré, zona sul de Macapá, iniciar a distribuição que contou com uma estratégia diferente.
Aproveitando o momento de entrega dos kits merenda, onde os pais dos alunos se fazem presentes em grande número, a escola ofereceu kits pedagógicos e orientação. Os responsáveis assinaram um termo de compromisso com o objetivo de acompanharem, ainda mais, o desenvolvimento de seus filhos na realização das atividades.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Regiane Lima, a iniciativa encontrou dificuldades por conta da atualização de dados cadastrais, mas aos poucos foi sendo aderida pelos pais.
“Tivemos muitas dificuldades com os pais que trocam o número do telefone constantemente e não recebiam as atividades. Mobilizamos os professores e atualizamos os contatos na primeira entrega dos kits. Foi então que a partir desta entrega, os pais passaram a assinar um termo de compromisso com a escola garantido que estarão acompanhando os seus filhos nas atividades”, explicou Regiane.
Com irmãos, sobrinho e um filho estudando na escola, a dona de casa, Aldicleia Rodrigues, de 30 anos, conta que cumpre o seu papel de acompanhar o cumprimento das atividades pedagógicas.
“Percebo que quando é dia de entrega do kit merenda, aparecem muitos pais, mas quando é para entregar atividades, são poucos. Acredito que é dever de todo pai ou mãe também acompanhar seu filho. Receber o kit merenda e ainda ter esse apoio da escola com atividades é muito importante”, comentou a dona de casa.
Em grupos de rede social professores da escola avisam sobre a entrega dos kits e monitoram o recebimento e cumprimento das atividades pedagógicas. A cada quinze dias, os pais vão até a escola entregar e receber novas atividades e, além disso, recebem orientação.
“Essa iniciativa faz parte do papel da escola em incluir a família nesse processo de aprendizagem dos alunos. Com esse acolhimento da família, não há um aluno que não esteja sendo acompanhado”, finalizou Regiane Lima.
Infraestrutura
Durante visita à escola, para acompanhar a entrega dos kits merenda, a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, informou que a unidade escolar que já recebe recursos do Programa Escola Melhor (Proem), contará com mais apoio para melhorar sua estrutura física.
“O trabalho de fortalecimento do vínculo entre a família e a comunidade escolar desenvolvido aqui é maravilhoso. Agora, firmamos compromisso de apoiar ainda mais essa escola para melhoria em sua estrutura física”, disse Goreth.
Sala de Planejamento
A escola assinou o termo de adesão ao projeto da Sala de Planejamento e Práticas Pedagógicas e passará a contar com um espaço de integração e troca de experiências entre professores e coordenadores pedagógicos.
Práticas Restaurativas
A escola estadual Castro Alves possui uma sala com ambiente próprio para receber alunos, pais e responsáveis para trabalhar práticas restaurativas. Essa iniciativa faz parte do Programa Epaz, desenvolvido pela Seed em parceria com o Ministério Público do Estado (MP/AP) e Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). Com isso, a escola zerou as ocorrências de violência e passou a acomodar a família em seu ambiente.