Durante encontro com diretores, em Jataí, Fátima Gavioli destaca avanços na educação estadual

Educação

31.08.2021

Durante visita a Jataí nesta sexta-feira (27/08), a secretária Fátima Gavioli participou de uma reunião de trabalho com a equipe da Coordenação Regional de Educação (CRE) do município e também com os gestores de 21 unidades educacionais dos nove municípios ligados à Regional.

No encontro, realizado em um espaço do Parque Agropecuário, a secretária comentou sobre os investimentos do Governo de Goiás nos últimos 18 meses para melhorar a infraestrutura das unidades escolares, promovendo reformas e ampliações, finalizando obras inacabadas e equipando cozinhas e laboratórios de Informática e Ciências em todas as escolas e colégios da rede estadual.

Fátima Gavioli também elogiou o trabalho feito pela equipe da CRE de Jataí e dos gestores educacionais e fez questão de destacar que reconhece, em todos, o desejo de fazer a diferença. Disse ainda que, como secretária de Educação, é impossível chegar a todos os pais e estudantes da rede, por isso, os diretores são um importante elo de ligação com a comunidade.

A secretária frisou ainda que governar é pensar em quem está na outra ponta e por isso a importância de mostrar à toda população os benefícios que o governo tem levado para todo o Estado. “Um dos compromissos do governador Ronaldo Caiado é realizar uma gestão extremamente verdadeira e transparente”, frisou ela na conversa com os diretores escolares.

Prestação de contas

Após listar, um a um, os investimentos feitos nas 21 unidades escolares da Regional de 2019 até agora, a secretária justificou que toda reunião de trabalho precisa ter prestação de contas. Ela lembrou os recursos que já foram creditados nas contas das escolas e colégios por meio dos programas Reformar e Equipar, cuja segunda etapa deve ser lançada no final deste ano.

De acordo com a secretária, a meta do governador é já preparar todas as instituições de ensino da rede estadual para o primeiro semestre letivo de 2022. “É inédito no Brasil, em termos de poder público, o dinheiro chegar com antecedência na conta das unidades educacionais, para que vocês [gestores] possam organizar suas escolas, da melhor forma possível, para o início do próximo ano”.

Fátima Gavioli salientou que os investimentos feitos na educação estadual demonstra o respeito do Governo de Goiás com as verbas públicas. “É o cidadão recebendo de volta, em serviços e melhorias, os impostos pagos”, acrescentou.

Reajuste e concurso

A secretária comentou ainda do reajuste concedido recentemente para professores e servidores administrativos e que, depois de muitos anos, contempla também os inativos. Conforme ela, o impacto anual na folha de pagamento será de R$ 196 milhões.

Outro assunto abordado por ela foi a realização do concurso público, uma reivindicação muito antiga da categoria. “Abriremos milhares de vagas na rede. E estamos organizando tudo de forma a colocar as coisas em seu devido lugar. Haverá vagas para professores em braile, intérprete de libras, professores quilombolas, indígenas e rurais. E teremos muitas vagas para pedagogos, pois eles assumirão as vagas de coordenadores pedagógicos e outras funções”.

Conectividade

A coordenadora regional de Educação de Jataí, Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues, anfitriã do encontro, ressaltou que, além do grande montante de recursos destinados às unidades educacionais da Regional, agora já estão chegando os chromebooks para os alunos do 3º ano do Ensino Médio.

De acordo com ela, cada instituição de ensino receberá um kit que inclui os chromebooks. “Então esses equipamentos também chegarão aos demais alunos para uso coletivo”, completou.

A coordenadora agradeceu o suporte financeiro do Governo de Goiás e ainda a entrega de uniformes, tênis, mochilas e kits de material escolar. “São tantos benefícios que é difícil até listar”. Outro benefício que Regina fez questão de destacar foi a criaçã do programa Conectar, que melhorou a conectividade tanto na Regional quanto nas instituições de ensino.

Diretores presentes

Estavam presentes no encontro os gestores dos colégios estaduais São João, em Aparecida do Rio Doce; José Ludovico de Almeida, em Aporé; Dr. Pedro Ludovico Teixeira, em Caçu; Fruto da Terra, em Chapadão do Céu; Coelho Neto, em Itarumã; Deputado José Alves de Assis, em Lagoa Santa; Dom Abel, em Serranópolis; e Presidente Castelo Branco, em Itajá.

Também participaram os gestores das escolas de Ensino Especial Miguel Vicente da Silva (Caçu); Erica de Melo Barbosa (Jataí). Também de Jataí estavam os diretores do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Roberto Moreira, José Feliciano Ferreira, Emília Ferreira de Carvalho, Alcântara de Carvalho, Marcondes de Godoy, Polivalente Danta Mosconi, Serafim de Carvalho e Frei Domingos, além do

CEPMG Nestório Ribeiro e das escolas estaduais José Manoel Vilela e Washington Barros França.

Para a diretora da Escola de Ensino Especial Erica de Melo Barbosa, Léia Soares do Prado Gomes, a iniciativa do encontro com a secretária foi excelente por propiciar a oportunidade de conhecer tudo que está sendo investido nas escolas da Regional. Ela também elogiou a distribuição de uniformes que beneficiou todos os alunos de sua unidade. “Nós ficamos muito felizes com a chegada dos uniformes. Foi a primeira vez na história que nossos alunos foram contemplados”, disse ela.