Doze estudantes baianos da mesma escola são finalistas da Olimpíada Nacional em História

Bahia

16.08.2019

Doze estudantes do Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no município de Parapiranga (a 312 km de Salvador), são os únicos finalistas da Bahia na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Os estudantes embarcaram, nesta sexta-feira (16), para participar da prova final da competição, neste sábado (17), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP). A cerimônia de premiação será no domingo (18). A Secretaria da Educação do Estado tem fomentado a participação dos estudantes da rede nas olimpíadas estaduais e nacionais, por meio do Programa Bahia Olímpica.

Os estudantes do Colégio Estadual Governador Roberto Santos foram selecionados entre os 1.014 inscritos em todo o Estado e formam as equipes denominadas de: “Tríplice aliança”; “Demônios historiadores”; “Maria Bonita e os jagunços”; e “O mar vai virar sertão”. Esta última foi classificada pela organização da olimpíada como a melhor da Bahia por ter obtido a maior pontuação nas provas realizadas até agora.

Entre os alunos da equipe “O mar vai virar sertão” está Mateus Dias dos Santos, 19, 3º ano e morador da zona rural de Parapiranga. Ele falou sobre o significado de participar da final na olimpíada. “Vai ser muito bom sair do meu Estado com meus colegas para conhecer outras pessoas, trocar experiências e adquirir novos conhecimentos. Estamos muito felizes em chegar até a final após passarmos por seis etapas”, disse, entusiasmado.

A professora de História e orientadora das quatro turmas falou da satisfação em ter quatro esquipes da escola finalistas. “Começamos com 14 equipes na escola e que chegaram até a última fase, na qual foram classificadas quatro e isso é muito gratificante, pois mostraremos para o país que existe um trabalho de qualidade sendo feito na rede estadual de ensino da Bahia”, afirmou a educadora, que também está acompanhando os estudantes na viagem.

Mais sobre a olimpíada 

A olimpíada teve início em maio com a participação de 18,5 mil equipes, um total de 73 mil inscritos em todo o país, atingindo recorde de inscrição. A iniciativa possui seis fases online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. Cada equipe é composta por um professor de História e três alunos do 8º ou 9º anos do Fundamental ou todos os anos do Ensino Médio, pertencentes a escolas públicas e particulares de todos os estados.

Programação

No primeiro dia da final (sábado), as equipes realizam a prova dissertativa presencialmente durante a manhã. Neste momento, os professores participam de uma palestra ministrada por um convidado. O resultado é comunicado na manhã de domingo em uma cerimônia festiva onde são distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais recebem medalhas de honra ao mérito. Neste ano, medalhistas de ouro e prata da 11ª ONHB poderão concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp.

Sobre a ONHB 

A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2019, em sua 11ª edição, consolidou-se como uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.