Dois mil diretores participaram da abertura do 2º Seminário Foco na Aprendizagem 2021, que oferece palestras e oficinas

Diretores Escolares

18.08.2021

Começou nesta terça-feira (17) o 2º Seminário Foco na Aprendizagem 2021, um evento on-line que conta com oficinas e palestras direcionadas a diretores e diretores-auxiliares da rede estadual de educação. A abertura do seminário contou com a participação de dois mil espectadores. A programação do evento será dividida para dois grupos: diretores de escolas regulares (de 17 a 20 de agosto) e diretores de escolas cívico-militares e de educação em tempo integral (de 24 a 27 de agosto).

As atividades contemplarão temas como o Novo Ensino Médio, metodologias ativas, liderança e o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), além de preparação para o emprego de plataformas e projetos criados pela Secretaria da Educação e do Esporte (Seed-PR), como o EduTech, o Redação Paraná e o Inglês Paraná. O conteúdo abordado nos encontros foi elaborado pela equipe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP) da Seed-PR.

"É um tempo importante para nós, gestores, sairmos um pouco da rotina da escola, para refletirmos junto com os nossos colegas sobre o nosso trabalho", diz o professor Humberto Rodrigues da Mata Junior, diretor do Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen, em Altônia. Ele participou, no primeiro dia do evento, de uma palestra sobre metodologias ativas e de uma oficina de liderança. "A palestra sobre metodologias ativas foi muito interessante, trazendo temas que realmente contribuem para o dia a dia da escola. A oficina de liderança também foi muito prazerosa, muito dinâmica. Conseguimos compreender a nossa importância enquanto líderes, enquanto gestores que têm por finalidade inspirar nossos colegas professores nesse árduo trabalho, neste momento difícil de pandemia, buscando a melhor aprendizagem possível", comenta.

“Este é um momento de estudar as ações desenvolvidas na rede, analisando os projetos e programas de acordo com a realidade de cada escola”, afirma Eliana Provenci, chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP) da Seed-PR. “É também uma oportunidade para os diretores e diretoras aprimorarem suas competências”, completa.

Neste ano, a primeira edição do Foco na Aprendizagem aconteceu entre 19 e 29 de janeiro,  com oficinas "mão na massa" para iniciar o planejamento do ano letivo de 2021. O evento é anual e tem o objetivo de possibilitar que os diretores se apropriem das diversas ferramentas que a Seed-PR oferece como apoio para o trabalho pedagógico dos profissionais da educação.