Documento Curricular de Roraima segue sendo implementado nas escolas da Capital.

BNCC em Roraima

08.10.2019

Por Mágida Azulay Khatab 

Foto: Ascom/Seed

Nesta segunda-feira, 07, foi realizada em Boa Vista mais uma etapa de implementação da primeira fase do DCRR (Documento Curricular de Roraima). A atividade aconteceu na Escola Camilo Dias com a participação de 80 professores das escolas Buriti, Girassol e Carlos Drummond de Andrade, todas unidades do Pólo IV.

A atividade é realizada pela Seed (Secretaria de Educação de Roraima) por meio do CEFORR (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). Como forma de facilitar e organizar as ações de implementação do DCRR na Capital, as 56 escolas foram agrupadas em doze (12) Pólos.

No evento, os profissionais da Educação têm a oportunidade de conhecer a estrutura do DCRR, saber a sua importância e esclarecer as principais dúvidas. Depois são realizadas oficinas sobre várias temáticas relacionadas ao DCRR.

“Num segundo encontro, ocorrem às oficinas para aprofundamento, sobre metodologias ativas, reelaboração de projetos pedagógicos, construção de currículos entre outros temas relacionados ao DCRR”, explicou Stela Damas, diretora do CEFORR.

Ela esclareceu ainda que este momento é para a apresentação do DCRR especificamente aos professores. “Já realizamos anteriormente um trabalho de apresentação do documento ara os demais profissionais da Educação como gestores escolares, secretários de escolas e técnicos da secretaria”, disse Stela.

Na noite desta terça-feira, 09 a implementação será realizada no Pólo V, no Colégio Estadual Militar Coronel PM Derly Luiz Vieira Borges com a participação dos docentes das escolas Diva Alves de Lima, Costa e Silva e Gonçalves Dias.

ENTENDA O DCRR

O DCRR (Documento Curricular de Roraima) é um instrumento que direcionará as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas da rede estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação integral do aluno.

Primeiramente foi elaborado o DCRR para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. O documento já foi devidamente aprovado pelo Conselho Estadual de Educação de Roraima e agora está na fase de implementação. O documento para o Ensino Médio está sendo construído neste ano.

Todo o trabalho de elaboração do DCRR foi feito mediante regime de colaboração entre Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e contou com a participação ativa dos professores como redatores.

ASCOM/SEED