Professores participam de Encontro Formativo para Implementação do Documento Curricular de Roraima

Roraima

19.05.2022

Ao todo, 350 professores da rede estadual de ensino estão participando do Encontro Formativo para Implementação do DCRR (Documento Curricular de Roraima) - Segunda Etapa Boa Vista.

A abertura do evento ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 18, no auditório do Palácio da Cultura Nenê Macaggi e contou com a participação do professor João Paulo Cêpa, articulador do Movimento pela Base. E segue com a programação nesta quinta-feira, dia 19.

O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita prestigiou a abertura, ao lado do secretário adjunto Semaias Alexandre Silva e da coordenadora da equipe Pró-BNCC em Roraima, Simone Batista.

Voltado para a formação de professores do Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano, o Encontro Formativo tem o objetivo de capacitar e ampliar os conhecimentos profissionais e fortalecer a prática docente, para efetivar a implementação do DCRR nas escolas.

Para o professor João Paulo, a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um grande desafio que deve ser enfrentado por todos, com foco na recomposição das aprendizagens, principalmente neste período pós-pandemia.

“Sabemos que estamos em um cenário complexo e é na construção do processo pedagógico da escola e no planejamento que muitas respostas vão aparecer. Mas o desafio, a responsabilidade é de todos, das secretarias, escolas, professores, gestores, sociedade civil. Nosso objetivo é a melhoria da educação brasileira”, destacou João.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

O Encontro Formativo segue durante toda esta quinta-feira, 19. As atividades práticas ocorrem na Escola Estadual Oswaldo Cruz, com a equipe de formadores do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos profissionais da Educação de Roraima).

A professora Stela Damas, diretora do Centro de Formação explicou que a capacitação está baseada em três importantes pilares: conhecimento, prática profissional e engajamento.

“Nós fizemos um primeiro momento para que o professor tenha um panorama conceitual do que o DCRR traz, depois propomos a prática, que é a efetivação do planejamento em si, a partir das competências e habilidades que a Base propõe. Por fim, estamos fazendo um trabalho de sensibilização dos professores sobre a importância do documento, pensando então no seu engajamento”, explicou Stela Damas.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidade da Educação Básica. Sua implementação ocorre em todo o Brasil.

O DCRR foi construído à luz das diretrizes estabelecidas na BNCC e é um instrumento estadual que direciona as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas das redes estadual e municipal, tendo como foco os direitos de aprendizagem e a formação integral do aluno.

“É importante essa formação, pois é uma base comum nacional, isso significa que não só no cenário regional, mas nacional, todos os estudantes terão o mesmo nível de acesso ao conhecimento”, destacou o professor de História Saulo Chaves.

Governo já realizou quatro encontros formativos

Este já é o quarto encontro formativo. O primeiro aconteceu em Boa Vista (primeira etapa), no mês de março com a participação de 400 professores, o segundo em abril foi realizado em Normandia para 400 professores e o terceiro em Uiramutã, na semana passada, que contou com a presença de 420 docentes.

A formação para implementação do DCRR e BNCC ocorre em regime de colaboração entre Estado e municípios, Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Escrito por Mágida Azulay Khatab

Fotos: ASOM SEED