Documentário aborda avanços e desafios na educação dos surdos em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul

30.11.2022

Está disponível para acesso o documentário “Setembro Azul 2022: avanços e desafios na educação dos surdos em Mato Grosso do Sul”, produzido pela Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Políticas para Educação Especial (Copesp) e do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

Lançado e exibido em evento realizado neste mês de novembro, o documentário – disponível para acesso na canal da SED no Youtube – foi produzido entre os meses de junho e outubro de 2022 e contou com a participação de profissionais e estudantes surdos da Rede Estadual de Ensino (REE).

“Se trata de um material de extrema relevância, uma vez que ele faz esse trabalho de resgate histórico: serve como um registro e como uma marca de todas as conquistas da comunidade surda, especialmente no âmbito da Educação, em Mato Grosso do Sul. (…) Nós estamos muito felizes com esse momento, com essa entrega que estamos fazendo para a sociedade”, disse a coordenadora da Copesp, professora Adriana Buytendorp.

Entre os principais destaques da produção está a participação exclusiva de surdos, passando por estudantes e profissionais, com foco na inclusão e no sucesso de ações que impactaram nas vidas de personagens em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul.

Uma dessas histórias apresentadas foi a data estudante Maria Eduarda Gonçalves Rojas que, ao lado da família, esteve presente na primeira exibição do documentário, realizada em uma sala de cinema. “É emocionante ver que todas essas pessoas que vieram assistir esse documentário, puderam saber mais sobre as nossas trajetórias. (…) As pessoas surdas podem muito!”, destacou a estudante da REE.

Para a mãe, Rosilene Rivas Gonçalves, o momento foi único. “A participação dela para mim foi muito importante. Ela sempre foi muito tímida e eu estou muito orgulhosa e muito emocionada. A nossa luta até aqui não foi fácil e a ajuda que o Estado nos deu, colaborou demais, principalmente na comunicação dela”, enalteceu Rosilene.

O material final, elaborado com o intuito de apresentar os desafios e as principais conquistas da comunidade surda, traz falas de autoridades no assunto e diversos depoimentos de estudantes, colhidos nas unidades escolares da REE em regiões como Aquidauana e Dourados, com espaço para alunos de escolas urbanas e rurais (indígenas), e com o uso de ferramentas de inclusão como legendas e oralização dos assuntos abordados.

Envolvida na produção do documentário, Andressa de Souza Santos, técnica pedagógica e intérprete de libras do CAS, salientou a importância de entregar o material para que a comunidade possa saber um pouco mais sobre o trabalho realizado pelo Centro.

“Esse é um documentário que traz a pessoa surda como protagonista. Todas as pessoas que aparecem na tela são surdas. Para essa produção, enfrentamos diversos desafios, fizemos as gravações em outras cidades e a sensação, agora, é de dever cumprido! Se trata de uma entrega muito especial e foi incrível poder ter participado disso, um projeto muito grande e que vai ficar para as próximas gerações, para que todos possam assistir”, disse.

Gerente Pedagógica do CAS e uma das idealizadoras do projeto, Daniela Silva da Costa, carinhosamente conhecida pelos colegas como “Dani”, também destacou o resultado do trabalho. “Esse processo foi muito longo e construído a muitas mãos. É um material único, pensado para a comunidade surda de MS. (…) Em 2022, o CAS faz 20 anos de atuação e nós sentíamos a necessidade de garantir essa visibilidade ao trabalho realizado por tantos profissionais do mais alto gabarito e o resultado não poderia ser melhor, ficou incrível!”, concluiu.

Sobre a produção

O documentário apresenta o retrato da Educação escolar do surdo no Estado do Mato Grosso do Sul na perspectiva dos estudantes surdos matriculados na Rede Estadual de Ensino (REE), estudantes indígenas surdos, egressos surdos que conquistaram espaço no mundo do trabalho e/ou na área acadêmica.

Disponível no canal da SED no Youtube, o documentário pode ser acessado neste link (clique aqui).