Do papel nasce uma planta: Estudantes criam etiquetas sustentáveis

Pernambuco

22.08.2019

Aquela etiqueta que é descartada no meio ambiente ganhou um importante papel na sustentabilidade. Enquanto o planeta clama por proteção, os estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) José Joaquim da Silva Filho, em Vitória de Santo Antão, uniram água, papel reciclável e sementes e criaram as “Etiquetas Sustentáveis - Plante sua etiqueta”. O produto é fabricado na própria unidade de ensino e tem como objetivo proteger o meio ambiente e incentivar o hábito de plantar. 

As etiquetas foram desenvolvidas pelos estudantes do 1º ano do curso de logística, para compor as embalagens do produto que foi apresentado no programa de Miniempresa da Junior Achievement no ano de 2018. Agora, eles estão no 2º ano e já estão com a fabricação a todo vapor com a nova remessa, que terá sementes de cebolinha, pimentão, alface e outras espécies. “Nossa etiqueta, quando descartada, germinará uma planta, então a nossa intenção é, além de deixar nosso produto mais bonito, levar mais plantas para o meio ambiente e evitar o descarte indevido de papel”, fala a estudante, Isadora Fernanda. 

Os jovens espalham pela escola caixas para colheita de papel, depois de juntar todo material eles começam o procedimento de transformação. O papel fica de molho por 24h até ficar com uma textura adequada para receber as sementes, que é prensada e levada ao sol para secar. “Os jovens encontraram uma forma de reciclar trazendo mais verde para a unidade de ensino e para toda comunidade que levar para casa nosso produto. É um processo muito simples de fazer e qualquer pessoa pode fazer em casa”, enfatiza o coordenador do curso de logística, José Lenilson.