Do Amapá para o mundo: projeto desenvolvido por professora da rede estadual integra exposição da ONU na Europa

ONU

17.06.2021

Por Fernando Carneiro


Um mini documentário coordenado pela professora da rede estadual Marília Navegante Pinheiro, 33 anos, é um dos projetos selecionados para a exposição "Versus Art Exhibit". A  exibição acontece na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suiça, até o dia 25 de junho, ao lado de outras produções do mundo inteiro que abordam arte, resiliência e transformação social.

A produção "Experimentações em arte - A performance como meio de auto-investigação das identidades para além do corpo" começou a ser desenvolvida pela educadora ainda em 2015, na Escola do Novo Saber Maria do Carmo Viana dos Anjos, de tempo integral, localizada no Bairro Jardim Felicidade II, em Macapá.

Assista a produção clicando aqui

No mini documentário, são abordados temas como o preconceito e a discriminação no ambiente escolar. A iniciativa busca incentivar a formação de uma consciência crítica nos estudantes. 

“O projeto começou a se desenvolvido de formas diferenciadas. Trabalhávamos com produção de pintura, esculturas e outras atividades plásticas, até chegarmos ao ponto de trabalhar com a questão do corpo em performance”, relatou a professora.

‘Experimentações em arte’ foi o vencedor do 18º Prêmio Arte na Escola Cidadã, em 2017, na categoria ensino médio, promovido pelo Instituto Arte na Escola. Como premiação à época, teve o registro da iniciativa em um mini documentário. Após quatro anos, o produto foi um dos selecionados entre outras seis produções para participar da exposição Versus. O resultado da seleção pegou a professora de surpresa.

Leia sobre a conquista do prêmio nacional pelo projeto clicando aqui

“A sensação do projeto ter sido aceito para ser exposto em outro país, e na sede da ONU, foi uma notícia grandiosa para mim. Eu jamais esperava que depois de quase quatro anos eu tivesse novamente o mesmo projeto em destaque tão grandioso”, celebrou Marília. 

“Tem sido muito bacana ver que, de forma positiva e grandiosa, estamos levando o nome do estado, da Secretaria de Educação, da escola Maria do Carmo Viana e principalmente dos nossos alunos, aos quatro cantos do mundo. Felicidade me define!”, finalizou.