Resultado definitivo de concurso para professor indígena é divulgado em Roraima

Roraima

23.06.2022

O Concurso Público específico e diferenciado para contratação de professores indígenas está chegando na reta final. Seguindo o cronograma do certame, nesta terça-feira, dia 21, o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), banca responsável pela organização do concurso, disponibilizou o resultado definitivo.

 Os candidatos podem fazer a consulta individualmente no site www.idecan.org.br, inserindo o número do CPF. Em uma próxima fase, a banca deverá publicar o resultado geral e encaminhar para a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) para as providências legais cabíveis. 

“Após recebermos o resultado geral, encaminharemos para a Secretaria de Administração, e aí será dada por encerrada a fase do Concurso e iniciaremos então procedimentos necessários para consulta de datas previstas para chamamento de posse”, explicou Semaias Alexandre Silva, presidente da Comissão do Concurso Público. 

O Concurso Público específico e diferenciado para professores indígenas era uma demanda aguardada há 15 anos pelos docentes e também pelas lideranças indígenas. O Governo de Roraima ofertou mil vagas imediatas com Cadastro Reserva para cargos de Nível Médio e Superior com salários variando entre R$ 3.004,80 e R$ 3.782,94, e jornada de trabalho de 30 horas semanais. 

As provas objetivas foram realizadas no dia 20 de março e o concurso contou com 2.707 candidatos inscritos. 

“É com muita alegria, muita gratidão que vamos concluindo esse concurso tão esperado por essa categoria. Estamos na expectativa de termos um resultado que possa realmente suprir às necessidades, que tenhamos professores efetivos formados, habilitados e qualificados para trabalhar na Educação Indígena”, ressaltou Semaias. 

Atualmente, a Rede Estadual de Ensino conta com 1.760 professores indígenas, sendo 345 do quadro efetivo e 1.415 do quadro temporário. Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2021, a rede estadual possui 226 escolas indígenas e 17.279 estudantes matriculados. 

Em busca de fortalecer a Educação Escolar Indígena, recentemente, o Governo de Roraima instituiu na estrutura da Seed, o Departamento de Educação Escolar Indígena. O setor deve potencializar as atividades voltadas às escolas indígenas, considerando as especificidades existentes como, por exemplo, as práticas culturais e a língua materna de cada comunidade indígena. 

O Departamento também vai fortalecer ações já implementadas na educação indígena em Roraima, com destaque para a regularização dos PPs (Projetos Pedagógicos), das APMS (Associação de Pais e Mestres), e do credenciamento das instituições de ensino junto ao CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima).

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed