Paraíba
18.04.2024Nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB) divulgaram o resultado final da seleção para edital nº 04/2024, referente à edição 2024/2025 do Projeto Conexão Mundo. O projeto tem como objetivo oferecer oportunidades de intercâmbio internacional a estudantes da rede estadual de ensino, proporcionando experiências enriquecedoras e ampliando suas perspectivas educacionais. No total, estão sendo disponibilizadas 400 vagas distribuídas entre as modalidades de Curso de Idiomas, Formação Profissional e Ensino Médio Internacional, divididas entre o Reino Unido, Espanha, Chile e China.
Os interessados podem conferir o resultado acessando o link fapesq.rpp.br/editais/editais-resultados. O processo seletivo contou com a participação de 2.139 estudantes, os quais se submeterão à segunda etapa, a prova de conhecimentos, conduzida em todas as 16 Gerências Regionais da Educação (GREs). Contemplando quatro habilidades, a avaliação compreendeu testes de língua inglesa e língua espanhola em 16 cidades polo, contemplando as 16 Gerências Regionais de Educação.
Os candidatos, concorrendo a 400 vagas distribuídas entre Curso de Idiomas, Formação Profissional e Ensino Médio Internacional, disputam oportunidades em destinos como Reino Unido, Espanha, Chile e China. No total, 204 estudantes foram selecionados para o intercâmbio em inglês ou mandarim, e 170 em espanhol. Os finalistas agora devem participar de um curso de formação, de caráter eliminatório, onde a presença mínima de 85% é obrigatória.
O Projeto Conexão Mundo, inserido nas políticas públicas educacionais, conforme as Leis nº 10.613/2015 e 11.655/2020, visa à promoção da cooperação internacional, formação qualificada e estratégica, e desenvolvimento científico e tecnológico na Paraíba. Lançado em 2021, o projeto visa ao desenvolvimento de competências colaborativas, ampliação do repertório cultural dos estudantes, incentivo à formação profissional internacional e à formação em língua estrangeira, e à construção de redes de compartilhamento de boas práticas educacionais.
"Estamos muito contentes com o resultado final dessa seleção, que representa um importante passo na promoção da cooperação internacional e no desenvolvimento educacional de nossos estudantes. O Programa Conexão Mundo tem sido uma iniciativa fundamental para ampliar horizontes, proporcionar novas experiências e fortalecer o aprendizado de idiomas estrangeiros. Parabenizo todos os estudantes envolvidos e reitero nosso compromisso em continuar investindo em programas que contribuam para a formação integral e o sucesso de nossa juventude paraibana”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza.