Diversidade cultural foi tema da Festa das Nações na E.E Santos Dumont

Diversidade Cultural

12.09.2019

Campo Grande (MS) – a direção da Escola Estadual Santos Dumont, em Costa Rica-MS, realizou, no dia 05 de setembro, a 2ª edição da Festa das Nações, com propósito de fomentar a dança como um saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade, reconhecendo o valor das diversidades artísticas e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações artísticas de vários grupos sociais e étnicos.

De acordo com a diretora Leiliane Martins Urzedo Barbosa, além de reunir estudantes, familiares, professores e funcionários para momentos de confraternização, o evento foi um marco de todo um projeto desenvolvido ao longo dos últimos três meses letivos, trabalhando como temática principal a diversidade cultural.

Antes de chegarem às apresentações de danças típicas, ao longo dos dias letivos, os alunos atuaram em um processo educativo com ações que favoreceram a interdisciplinaridade, proporcionando um diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento e relacionando os conteúdos estudados, para que os alunos tivessem uma visão mais ampla sobre a diversidade cultural do Brasil e do mundo.

A Festa das Nações propôs com muito sucesso o respeito e a admiração às diferenças, além de uma mensagem de paz. Pelo que se viu nesse dia, todos compartilharam desse sentimento.

Assim, o projeto “Festa das Nações” inseriu a comunidade escolar em um universo de conhecimentos sobre a diversidade cultural, de modo que se apropriassem de saberes relacionado ao tema e desenvolvessem a autoria e o protagonismo.

Texto: Adersino Junior - Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul