Distrito Federal termina Paralimpíadas Escolares em 3º lugar

Distrito Federal

26.11.2019

Delegação do DF conquistou 55 medalhas em competição que reuniu equipes de todo o país

Após quatro dias de competição, o Distrito Federal conquistou, na sexta-feira (22), o 3º lugar geral nas Paralimpíadas Escolares, disputadas em São Paulo. A delegação brasiliense terminou os jogos com 55 medalhas, sendo 21 de ouro, 21 de prata e 13 de bronze.

Atrás apenas dos anfitriões paulistas, campeões da edição, e de Santa Catarina, o DF repetiu o feito da última edição, realizada em 2018, terminando na terceira posição entre as 27 unidades da federação participantes.

Para o chefe da delegação do DF, Wanderson Cavalcante, a colocação foi além do planejado. “Esse ano conseguimos levar apenas 54 atletas, enquanto São Paulo foi com 126 estudantes. Assim, o resultado foi mais que o esperado. Isso demonstra que o DF tem muita qualidade com excelentes professores e ótimos alunos”, destaca.

Entre os destaques estiveram a equipe de natação, modalidade com mais conquistas, somando 21 medalhas. A bocha paralímpica também teve grande resultado, com a primeira colocação geral, assim como o tênis em cadeira de rodas. Nos esportes coletivos, o DF mostrou força no futebol de 7, campeão invicto, e no basquete em cadeira de rodas, que ficou com a prata após uma final emocionante, decidida apenas na prorrogação.

As conquistas trazem motivação para os profissionais e atletas, com perspectiva de melhorias para o próximo ano. “Para 2020, podemos melhorar. A meta é levarmos mais alunos, para quem sabe subir um degrau no pódio. Para alcançar esse objetivo, planejamos desenvolver mais as modalidades paralímpicas no DF, de modo que os estudantes da rede participem dos eventos regionais e nacionais”, ressalta Cavalcante.

Medalhas do DF nas Paralimpíadas Escolares
ModalidadeOuroPrataBronze
Atletismo882
Basquete1
Bocha212
Futebol de 71
Judô1
Natação696
Parabadminton11
Tênis em cadeira de rodas2
Tênis de mesa121
Total212113
João Gabriel Amador, Ascom/SEEDF