Disputas regionais dos Jogos Estudantis do Tocantins chegam a Paraíso e Guaraí

Tocantins

01.06.2022

Alcione Luz/Governo do Tocantins

Estudantes de escolas pertencentes às Diretorias Regionais de Educação de Paraíso do Tocantins e Guaraí deram início, nessa terça-feira, 31, às etapas regionais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). As duas regionais contam com a participação de, aproximadamente, 1200 alunos atletas para competições nas modalidades de futsal, handebol, voleibol e atletismo masculino e feminino, nas categorias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. 

O maior evento esportivo do Tocantins é realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) e, neste ano, conta com a participação de cerca de 18 mil atletas, com todas as regiões do Estado representadas. 

Na solenidade de abertura da regional de Paraíso do Tocantins, na noite dessa terça-feira, no estádio José Pereira Rêgo, o Pereirão, foram apresentadas as delegações das escolas participantes a autoridades, familiares dos alunos atletas, equipes escolares e à comunidade em geral.

Os estudantes estavam empolgados com a possibilidade de demonstrar suas habilidades no evento que esteve suspenso por dois anos em virtude da pandemia. “Essa é a minha segunda participação nos Jets. Eu estava numa expectativa muito grande de voltar a competir. Espero fazer muitos gols e levar minha equipe à conquista”, ressaltou Adriano Lima, da Escola Estadual São Pedro, de Abreulândia. Ele jogará futsal.

Uma das responsáveis por carregar a tocha, Weremoa Karajá, da Escola Estadual Indígena Kumanã, de Lagoa da Confusão, estava animada com a estreia. “Estou muito feliz em representar meu povo nesses jogos. Treinei bastante e vou fazer o meu melhor “, afirmou a atleta de futsal. A regional conta com 50 alunos indígenas na disputa.

O secretário executivo da Educação, Edinho Fernandes, participou da festa de abertura e destacou o objetivo dos jogos, que fomentam o esporte e valorizam o potencial da juventude tocantinense. “O esporte é uma das ferramentas de inserção social mais eficazes, os resultados são imediatos e as transformações são surpreendentes. É de extrema importância a realização dos Jets, principalmente depois de um período pandêmico, e a gente fica muito feliz em ver a alegria dos estudantes e de toda a comunidade com essa grande festa do esporte”, frisou. 

Na Regional de Paraíso do Tocantins participam escolas dos municípios de Abreulândia, Nova Rosalândia, Monte Santo, Lagoa da Confusão, Divinópolis, Paraíso, Caseara, Pium, Barrolândia, Araguacema e Cristalândia. As boas-vindas foram dadas pelo diretor da DRE de Paraíso, Neivon Bezerra. “É um momento de parabenizar a todos e que os atletas tenham uma excelente jornada esportiva”, declarou.

Já pela DRE de Guaraí, além da cidade-sede, também conta com a participação de estudantes de Pequizeiro, Tabocão, Itaporã, Colmeia, Goianorte, Couto Magalhães e Presidente kennedy. 

Etapas

Já foram realizadas as etapas regionais de Palmas, Arraias, Dianópolis, Porto Nacional, Gurupi, Colinas, Pedro Afonso, Miracema, Araguatins e Tocantinópolis. Na próxima semana ocorrem as fases de Palmas Interior (7 a 10) e Araguaína (7 a 11).

Nacional

Os estudantes vencedores nas fases regionais são classificados para a etapa estadual, a ser promovida na Capital, nos meses de junho e outubro para as categorias 15 a 17 e 12 a 14 anos, respectivamente.