Disputas dos Jogos Escolares movimentaram o fim de semana em Roraima

Educação e Esporte

12.08.2019

Por: SECOM-RR

Fotos: Eides Antonelli

Competições de sete modalidades, a maioria de esportes coletivos, da 48ª edição dos Jogos Escolares de Roraima, mobilizaram atletas da capital e do interior neste fim de semana. Jogos de vôlei de praia, handebol, futsal, basquete, futebol, tênis de mesa, além de provas de atletismo ocorreram, de forma simultânea, no sábado, 9, e domingo, 10, em variados locais de disputa em Boa Vista, sede desta fase final dos Jogos.

A mais importante competição esportiva estudantil de Roraima reúne 3.304 alunos/atletas, de ambos os sexos, de 127 escolas da capital e do interior. Para receber os competidores, o Governo do Estado, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), montou uma estrutura que envolve organização dos locais de disputas, equipes de arbitragem, além de alojamento, alimentação e logística de transporte, para atender aos 1.127 atletas, vindos de 58 escolas dos 14 municípios do interior.

Um dos locais de atendimento dos atletas do interior é a Escola 31 de Março, localizada no bairro de mesmo nome. A unidade recebeu 249 alunos de cinco municípios: Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Iracema e Pacaraima. Conforme o coordenador do Alojamento, Messias Santana, o prédio tem boa estrutura e os alunos, meninas e meninos, estão bem acomodados.

No local, são oferecidas três refeições diárias, com todos os componentes necessários para uma boa alimentação, e lanches. Os atletas alojados na unidade vão competir nas modalidades futsal, vôlei de praia e tênis de mesa. Tanto para trazê-los a Boa Vista quanto para levá-los aos locais de disputa, o Governo de Estado  dispõe de ônibus e de micro-ônibus.

Conforme o coordenador de Transportes, Hércules Monteiro, diariamente, a Secretaria de Educação dispõe de 14 ônibus, além de micro-ônibus, para fazer a locomoção dos alunos/atletas.

Jogadora de futsal, Maria Leite Oliveira, de 16 anos, é uma das atletas alojadas na Escola 31 de Março. Ela é estudante do segundo ano do Ensino Médio da Escola Raimundo Carlos Mesquita, do município do Cantá, joga futebol de salão há dois anos e é estreante nos Jogos Escolares. “Vou competir pela primeira vez nos Jogos Escolares. Vamos jogar na quadra do Comando da Polícia Militar. Já fomos conhecer o local que é bem estruturado. Espero vencer”, afirmou.

Sua colega de alojamento, Kim Latoya, de 14 anos, pode ser considerada uma veterana. Estudante da oitava série do Ensino Fundamental, da Escola Maciel Ribeiro Vicente da Silva, do município de Bonfim, Kim pratica atletismo há seis anos e já foi classificada para a etapa nacional dos Jogos Escolares em anos anteriores.

“Consegui alcançar a marca de 4,55 metros no salto em distância e fazer a corrida em 12 minutos na disputa passada. Espero conseguir me classificar e continuar competindo”, disse a atleta, que faz sua estréia nos Jogos deste ano na tarde deste domingo.

Em breve análise sobre estes dois primeiros dias de disputas, o diretor do Instituto de Desporto e coordenador-geral dos Jogos Escolares, Dinaildo Barreto, ressaltou o fair play entre os atletas e o empenho das Coordenações para o bom andamento das atividades.

“As expectativas em relação aos Jogos Escolares estão sendo superadas. Temos mais de três mil atletas participando, em 11 modalidades. Há interação entre os alunos e há competitividade leal. Não podemos deixar de citar também o apoio das Coordenações. Sem esses coordenadores, jamais conseguiríamos realizar os jogos”, afirmou.

 As competições dos Jogos Escolares de Roraima prosseguem até o dia 18 de agosto. São disputadas 11 modalidades, cinco coletivas e seis individuais, nas categorias: mirim, de 12 a 14 anos, e infantil, de 15 a 17 anos.