Goiás
31.01.2022Depois de uma semana de aulas, o dia a dia no novo Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Sebastião do Vale, em Rio Verde, no sudoeste goiano, já começa a ser reconhecido pelos alunos, que, na sua maioria, nunca haviam passado pela experiência de estudar numa escola militarizada.
Desde a formação inicial para a entrada em sala de aula, os estudantes podem viver um jeito próprio de conduzir a educação, que tem na instituição da Polícia Militar goiana a sua característica.
A aluna Maryanna Vieira, de 13 anos de idade, que estudou no ano passado em outra escola estadual em Rio Verde, afirmou que está bastante feliz em frequentar o novo colégio, ao destacar o jeito cordial com que é tratada por todos os servidores. “Os militares, por exemplo, nos demonstram muita empatia, com uma disciplina sem imposição, mas conversada”, conta.
No momento da formação, um servidor militar explicava para os estudantes algumas regras para a convivência na escola. “Meus pais se sentem muito seguros quando me deixam no colégio Sebastião do Vale, pois sabem que eu posso aproveitar os ensinamentos recebidos”, ressalta Maryanna.
O professor de Português de Maryanna, José Leandro, confirma o que a aluna disse: “Após 11 anos de profissão, é a primeira vez que leciono em escola militarizada, então vejo que esse jeito particular de fazer a educação abre portas para qualificar ainda mais a relação professor e estudante”.
O Major Samir Fraga, gestor do CEPMG Sebastião do Vale, destaca que a grande procura por matrículas no colégio revela a confiança do cidadão no trabalho realizado. “Inclusive muitos pais afirmam que se mudaram para Rio Verde após conseguirem vagas para seus filhos em nossa escola, até mesmo de estados vizinhos, como Minas Gerais e Mato Grosso”, observa.
O CEPMG tem sete servidores militares que trabalham na gestão, administração e divisão disciplinar, fora os outros trabalhadores, como são os casos de coordenadores, professores e pessoal da merenda escolar.
R$ 7 milhões investidos
Para deixar pronta a segunda unidade escolar militarizada de Rio Verde, o Governo de Goiás investiu cerca de R$ 7 milhões. O benefício atende a toda a população do município, em especial aos moradores da região Norte da cidade, com destaque para o Residencial Veneza, onde fica a construção.
Inaugurado em 28 de outubro de 2021, o CEPMG Sebastião do Vale abriu 900 vagas para alunos dos ensinos Fundamental e Médio. O colégio Padrão Século 21 tem 12 salas de aulas e estrutura completa para uma educação de qualidade e inclusiva.