Roraima
17.05.2021Por Mágida Azulay Khatab
Durante dois dias, secretários municipais de educação estiveram reunidos no XII Fórum Estadual da Undime RR (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), para discutir sobre a educação em tempos de pandemia, retorno de aulas presenciais, aplicação de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
Participaram das discussões os secretários de 13 municípios, apenas os representantes de Alto Alegre e Boa Vista não compareceram. O evento foi dividido em dois momentos, o primeiro foi realizado via webconferência no dia 12 e o segundo momento, um encontro presencial nesta sexta-feira, 14, no auditório do Sebrae/RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A secretária de Educação e Desporto e vice-presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), Leila Perussolo, participou do Fórum via web e destacou a importância do regime de colaboração entre Estado e municípios na construção e efetivação das políticas públicas educacionais. “O fortalecimento do regime de colaboração Consed/Undime e entre o Estado e os municípios é fundamental para conseguirmos vencer os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e avançarmos na implementação das políticas públicas educacionais, com foco na melhoria da qualidade do ensino ofertado em Roraima”, destacou a secretária.
Sueli Terezinha, dirigente municipal de Mucajaí, foi reeleita presidente da Undime/RR
Um momento de destaque do Fórum foi a eleição da nova diretoria da Undime/RR para o biênio 2021-2023. O pleito contou com chapa única e Sueli Terezinha Magalhães, dirigente municipal de educação de Mucajaí, foi reeleita presidente e, na vice-presidência, Murielly Vasconcelos, dirigente municipal de educação de Rorainópolis.
Sueli informou que hoje a Undime/RR está bem estruturada e está prestando auxílio a todos os municípios nesse momento de dificuldades enfrentadas na pandemia. A presidente falou ainda sobre o possível retorno das aulas presenciais e a expectativa da imunização dos profissionais da educação. “Para 2021, estamos na expectativa da vacinação de todos os profissionais da educação para que possamos voltar às nossas aulas presenciais, mesmo em um formato híbrido. O que importa pra nós é dar assistência às crianças que estão fora da sala de aula e principalmente fazer a recuperação da aprendizagem dessas crianças”, disse Sueli Terezinha.
O XII Fórum da Undime/RR contou com o apoio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e parceria da Fametro, Brink Mobil e Sebrae/RR.