Diretoria Regional de Educação de Guaraí promove curso de Badminton para professores de Educação Física

Tocantins

27.01.2023

Os professores de Educação Física, lotados nas unidades de ensino que integram a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Guaraí, e convidados participaram de um curso da modalidade esportiva Badminton, nesta sexta-feira, 27. O curso ocorreu em duas etapas. Na primeira, os participantes discutiram a parte teórica do curso e na segunda foi realizada a parte prática na quadra poliesportiva do Colégio Estadual Antônio Alencar Leão, no município sede da Regional. 

O principal objetivo da formação é capacitar os professores de Educação Física da rede estadual de ensino para trabalharem o Badminton no ambiente escolar, diversificando a oferta de modalidades esportivas para os estudantes. O vice-presidente da Federação Tocantinense de Badminton (FTBAD), Adaziel Medrado, foi o ministrante do curso.

Essa modalidade é um esporte de rede praticado entre duas ou quatro pessoas com uma peteca e raquetes. Na competição, um atleta lança a peteca na área do adversário visando que ele não consiga pegá-la. Quando a peteca cai no chão, marca-se um ponto. A dupla ou jogador que primeiro  alcançar os 21 pontos ganha o set. 

O secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professor Edinho Fernandes, esteve no evento e destacou a importância do esporte na vida dos estudantes. “Vamos fortalecer a parceria com a Federação de Badminton para garantir que essa formação seja realizada com mais professores. Queremos mais modalidades de esportes para nossos estudantes, além dessas que ocorrem com mais frequência como futsal, voleibol”, pontuou.

Para a diretora Regional de Educação, Andreia Queiroz de Castro Sabóia, o curso representa uma oportunidade para que os professores conheçam e aperfeiçoem mais seus conhecimentos sobre essa modalidade esportiva. “Com esse curso, os professores ampliam o leque de esportes a serem trabalhados democratizando ainda mais a prática esportiva no ambiente escolar, principalmente por se tratar de um esporte ainda pouco difundido nas escolas", ressaltou.  

Luís Alberto da Silva Valentin, professor de Educação Física da Escola Estrela da Esperança - Associação de Pais e Amigos dos Especiais (Apae) de Guaraí, destacou que a formação irá fazer total diferença no seu ambiente de trabalho. “Trabalhamos com esporte adaptado e alguns alunos já conhecem essa modalidade, dessa forma o curso pode contribuir para inserir melhor os estudantes em mais uma modalidade esportiva. Com o público com o qual trabalho, posso colocar um participante com capacidades motoras diferentes para participar um ajudando o outro, respeitando as individualidades”, comentou.

A professora Ana Rachel da Silva, do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, apontou que a formação é um incentivo para buscar “ampliar a quantidade de participantes nos treinos e, consequentemente, melhorar as aulas nessa modalidade esportiva que não é tão popular”, ponderou.

O evento foi concluído com o sorteio de um kit badminton composto de quatro raquetes, uma rede e três petecas, para os participantes. A sorte ficou para o Colégio Militar do Estado do Tocantins - Dona Anaides Brito Miranda, para o Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão, de Guaraí, e  para a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Major Juvenal Pereira de Souza, de Tabocão.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins