Diretores premiados no PGE participam de intercâmbio no Reino Unido

Intercâmbios

08.01.2015

Para celebrar o lançamento do programa de Mobilidade para Professores no Reino Unido, uma iniciativa do British Council, Capes e Consed, ocorreu encontro, no dia 31 de outubro, em São Paulo, com a delegação que reúne 27 gestores vencedores do Prêmio Gestão Escolar – Edição 2013 e mais dois diretores de escolas públicas com destaque em projetos financiados pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes e a secretária de Educação do Mato Grosso, Rosa Neide Sandes, representando o Consed.

O encontro ocorreu na residência oficial do Vice Cônsul Geral do Reino Unido no Brasil, Gareth Moore. Participaram do momento o coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Educação Básica, professor Hélder Eterno da Silveira, da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);  a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretária de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, professora Maria Nilene Badeca; o diretor de Educação do British Council, Claudio Anjos e a secretária executiva do CONSED, Nilce Rosa da Costa.

O coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Educação Básica da Capes, professor Hélder Eterno da Silveira pontuou a importante da parceria por entender que “não existem políticas públicas de sucesso sem uma articulação com a educação”. O coordenador destacou os números da educação brasileira que chega a mais de 50 milhões de estudantes na Educação Básica, sendo 8 milhões destes no Ensino Médio.

Hélder citou o significado da viagem enquanto um momento que oportuniza “a experiência da troca entre gestores”, destacando a oportunidade de estar em um centro de treinamento educacional de excelência internacional.

Para Claudio Anjos, diretor de Educação do British Council, o National College for Teaching & Leadership é reconhecidamente um centro de referência internacional na preparação de gestores de educação de várias partes do mundo. Lá, afirmou ele, “vocês não só receberão um aprendizado em gestão, mas também terão a oportunidade ensinar e estabelecer um processo de troca de experiências”

Durante a fala, Claudio destacou ações do British Council no Brasil, com destaque para o esporte, a cultura, o lazer, e no momento atual com destaque a Educação Básica brasileira “nosso foco atual em projetos”.  Ainda sobre o programa de mobilidade de professores, ele destacou os aspectos desta primeira edição e projetou “que nos próximos anos possamos ampliá-lo e diversifica-lo”, concluiu.

A presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretária de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca, frisou que o intercâmbio é uma “excelente oportunidade de promover as trocas de experiências em gestão escolar e garantirá aos diretores o privilégio de conhecer experiências educacionais de um país com uma cultura e sistema escolares diferentes do nosso”.

Nilene Badeca agradeceu ao Conselho Britânico e a CAPES, pela parceria com a National College for Teaching & Leadership, afirmando que o “programa proporcionará aos diretores, além dos novos conhecimentos sobre gestão escolar, a oportunidade de elaboração de plano de ação a ser colocado em prática, envolvendo alunos, equipe e comunidade escolar”.

Por fim, a presidente do Consed disse não ter dúvida que esta iniciativa proporcionará uma rica troca de experiências e boas práticas que ampliem os horizontes da gestão escolar em cada um dos diretores aqui presentes e espera contar com cada um dos diretores premiados “no compromisso de assumir o papel de multiplicadores deste novo conhecimento em cada rede estadual de ensino”.

Intercâmbio no Reino Unido - Entre os dias 1º e 18 de novembro, um grupo de educadores que se destacaram em projetos de inovação e gestão educacional participarão de um curso de liderança escolar ministrado, no conceituado National College for Teaching & Leadership, por um time de associados do National College. A instituição britânica é a primeira no mundo dedicada unicamente à capacitação de líderes escolares, com reconhecimento em desenvolvimento profissional e suporte escolar. Com 14 anos de existência, já beneficiou 150 mil educadores, treinando em média 30 mil por ano.

O intercâmbio oferecerá workshops, visitas em escolas públicas britânicas e estudos de casos reais. Além disso, proporcionará um debate sobre os desafios vividos pelos profissionais participantes. Haverá também sessões que abordarão o sistema educacional inglês, critérios de ensino e aprendizado, criação de times de alto desempenho, entre outros temas. Ao final do curso, cada educador deverá elaborar um relatório contendo um plano de ação a ser colocado em prática, envolvendo alunos, equipe e comunidade escolar.