Diretores e vice-diretores de escolas estaduais participam de curso de capacitação oferecido pela SEE

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

09.09.2019

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, está formando todos os diretores e vice-diretores das escolas estaduais escolhidos pelas comunidades escolares em junho deste ano. O “Curso EaD de Formação de Gestores Escolares” conta com 120 horas e tem por objetivo contribuir para uma gestão eficaz, transparente e democrática.

Francisco Sérgio Santos, diretor da Escola Estadual Francisco Sales, no município de Capim Branco, já concluiu o primeiro módulo do curso que discutiu “Gestão Administrativa e Financeira da Caixa Escolar”. Para ele, o conteúdo sobre processo de contratação foi um dos destaques. “Todos os conteúdos apresentados fazem parte do nosso cotidiano, em especial, o que fala sobre contratação e compra, já que tem um trâmite a ser seguido de acordo com a legislação”, contou.

Francisco Sérgio Santos já concluiu o primeiro módulo do curso. Foto: Arquivo Pessoal

Francisco Sérgio Santos já concluiu o primeiro módulo do curso. Foto: Arquivo Pessoal

Já Maicon Marcelo Rossi é diretor há nove anos e, mesmo tendo experiência no cargo, afirmou que o curso veio para auxiliar no trabalho. “A formação trouxe algumas atualizações sobre mudanças em leis e resoluções. Também ajudou a relembrar alguns pontos. O conteúdo está muito claro e bem exemplificado”, ressaltou o gestor da Escola Estadual Henrique Diniz, em Barbacena.

A vice-diretora Lucymara Bianchi Zeffalon, da Escola Estadual Padre Paulo, no município de Santo Antônio do Monte, contou que, sempre depois da formação, ela repassa o conteúdo para seus colegas. “Com esse curso conseguimos aliar teoria e prática. Aqui na escola vamos lendo o material e trocando ideias”, afirmou.

Para Maicon Marcelo Rossi o curso tem ajudado muito no trabalho. Foto: Arquivo Pessoal

Para Maicon Marcelo Rossi o curso tem ajudado muito no trabalho. Foto: Arquivo Pessoal

O curso

A formação é dividida em três módulos: “Gestão Administrativa e Financeira da Caixa Escolar”, que está sendo realizado até 15/9; “Gestão Pedagógica”, que começará em 15/9 e vai até a 19/10; e o “Gestão de Pessoas”, que ficará disponível de 19/10 a 22/11.

A iniciativa é uma realização conjunta da Subsecretaria de Administração, Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos e Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.