Mato Grosso do Sul
03.12.2024Na última sexta-feira (29), aconteceu o segundo encontro dos diretores e adjuntos das unidades escolares da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul) ocorreu com grande participação e entusiasmo. O evento reuniu 641 gestores, incluindo 348 diretores escolares e 293 diretores adjuntos, além de coordenadores regionais de Educação e a equipe da SED (Secretaria de Estado de Educação).
Durante o encontro, cada dirigente teve a oportunidade de assinar, junto ao secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, o Contrato de Gestão. Este documento simboliza o compromisso conjunto entre os diretores e a SED em oferecer uma educação de qualidade à população sul-mato-grossense. O contrato estabelece metas para garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo sua convivência social, qualificação para o trabalho, autonomia e protagonismo em suas vidas.
O evento contou com a presença de importantes autoridades do estado, como o vice-governador José Carlos Barbosa, conhecido como “Barbosinha”, além do secretário adjunto da Educação, Sérgio Luiz Gonçalves, coordenadores regionais de Educação e outros membros da equipe da SED contribuíram para as discussões que marcaram o encontro.
Contrato de Gestão
De acordo com Adalberto Nascimento, coordenador de Gestão Escolar, o contrato é um documento no qual os diretores e a SED assumem compromisso junto à população de Mato Grosso do Sul de viabilizar as prioridades garantindo a qualidade da educação, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.
“O contrato reafirma o comprometimento no atingimento das metas, principalmente na melhoria da proficiência da língua portuguesa, da matemática, também cumprir as metas que ele projeta no seu PPP e no plano de gestão. Lembrando que os diretores, agora em 2024, eles terminaram o curso de formação dos diretores e uma das etapas desse curso era justamente a elaboração do seu plano de gestão, que é o documento que vai nortear o seu trabalho”, explica Adalberto.
Na ocasião aconteceu a assinatura simbólica do Contrato de Gestão por diretores da capital e do interior. Entre os signatários estavam Mauro Matsuo Yamazato e André Antonio Vedana, do CEEJA Profª. Ignês de Lamônica Guimarães, em Campo Grande e Lourdes Alves Neres de Souza; e Ana Ruthi Martins Faustino de Souza, da EE João Magiano Pinto, localizada em Três Lagoas.
Além da assinatura do contrato, o encontro abordou diversas temáticas relevantes para a gestão escolar:
- Avaliação das ações realizadas ao longo do ano corrente.
- Planejamento e organização das atividades para o ano letivo de 2025.
- Conclusão do Curso de Gestão Escolar “O Diretor Escolar e as Dimensões da Gestão Democrática”, que foi finalizado com sucesso por todos os gestores em exercício.
A diretora Isa Marta Batisti, da EE Presidente Médici, de Naviraí, relatou como foi importante participar de mais um encontro de diretores, esse foi o primeiro ano dela como diretora e, segundo ela, toda formação oferecida pela SED é primordial para que o trabalho de gestão seja realizado com excelência na escola.
“Essa troca de experiências é fundamental e também já ir se preparando para2025, sabendo que a gente também pode continuar contando com o suporte da SED, além disso gostaria também de deixar registrado o quanto foi importante, principalmente para mim, que esse é o primeiro ano que estou na gestão da escola, com essa formação de gestão escolar, eu tive conhecimento sobre cada dimensão que faz parte da gestão e então pude pôr em prática essas dimensões nesse meu primeiro ano e acredito que eu vou usar esse conhecimento longo do meu mandato”, disse a diretora.
Este segundo encontro reforça a importância do trabalho colaborativo entre a SED e os gestores escolares na busca por uma educação mais inclusiva e transformadora. O compromisso firmado no Contrato de Gestão é um passo significativo para garantir que todos os estudantes tenham acesso a um ambiente educacional que promova seu desenvolvimento integral.
Para o diretor Henrique Manoel Ramos Alberto, da EE Amando de Oliveira, em Campo Grande, 2024 foi um ano desafiador, e poder participar de encontros como esse é fundamental para compartilhar experiências com outros gestores.
“O ano de 2024, foi de muitos desafios, porque nós estávamos num prédio alugado, a escola estava em reforma, voltamos para a escola recentemente e temos muitos desafios, não só pela reforma, mas também no trabalho com a comunidade, na compreensão que a comunidade tem que ter com a nossa situação, mas voltamos otimistas, com as salas climatizadas, um ambiente muito melhor do que a gente tinha. Esses encontros são muito importantes, até porque a gente tem poucos momentos para conversar com outros gestores e também receber orientações para o ano de 2025, sobre o que a SED e o Governo de MS estão pensando enquanto educação para nós, gestores”, afirma Henrique.
De acordo com o secretário Hélio Daher, os gestores saem do encontro com novas perspectivas e metas claras para os desafios que virão em 2025, reafirmando seu papel fundamental na construção de uma educação pública mais efetiva em Mato Grosso do Sul.
“Então foi a última reunião com todos os diretores, fizemos uma no início do ano para abrir o ano letivo e agora a gente fez uma de encerramento, agora agradecendo o trabalho de cada um, a dedicação e agora prepara-los o ano de 2025. Tivemos também a assinatura simbólica do contrato de gestão dos diretores com a secretaria, o Governo do Estado já trabalha com essa metodologia e a gente está trazendo isso para os que vai considerar os aspectos pedagógicos, financeiros, administrativos, que nada mais é do que o que eles já fazem, então é um compromisso que os diretores fazem com o Governo do Estado, para que a gente possa continuar entregando uma educação de qualidade”, finaliza Hélio
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Ricardo Agra, SED